quarta-feira, janeiro 30, 2008
terça-feira, janeiro 22, 2008
Biografias
Escritora e jornalista portuguesa, Inês Pedrosa nasceu em 1962, em Coimbra.
A licenciatura em Comunicação Social, pela Universidade Nova de Lisboa, deu-lhe acesso ao patamar do jornalismo, tendo colaborado, entre outros, no O Jornal, JL, O Independente e o Expresso e em revistas, nomeadamente a Marie Claire, que dirigiu durante três anos, e a Ler.
Em 1992, ainda na fase da juventude, a autora, publica o seu primeiro romance, intitulado A Instrução dos Amantes.
Sentindo necessidade e vontade de contar as sensações das primeiras experiências afectivas vividas pela adolescência e pela juventude, Pedrosa deita mãos às vivências de um grupo de jovens adolescentes perpassadas por uma grande intensidade mas também por uma bonita inocência.
Ainda na "flor da vida", as personagens de A Instrução dos Amantes enfrentam os mesmos problemas que se colocam em qualquer idade. A descoberta do mundo, cada vez mais complexo e virado para dentro, interrogam-se metafisicamente sobre "que sentido tem a vida???" e sobre "quem sou eu?".
Em 1997 edita Nas Tuas Mãos. Como personagens principais, uma avó, uma mãe e uma filha espelham as suas emoções cruzadas nos seus destinos, permitindo um olhar sobre o Portugal dos últimos trinta anos do século XX.
Posteriormente, e com a aceitação do próprio autor, organizou e assinou a Fotobiografia de Cardoso Pires, recolhendo depoimentos de figuras conceituadas do mundo literário tais como: António Tabucchi, Eduardo Prado Coelho, António Lobo Antunes, Lídia Jorge, Maria Lúcia Lepecki, Pedro Támen e José Carlos de Vasconcelos. Contendo um poema de Armando Silva Carvalho, esta fotobiografia inclui, também, dois inéditos de José Cardoso Pires.
Como forma de marcar o século XX como o "momento" de emancipação da mulher, tentando destruir o preconceito segundo o qual as mulheres "eram aquela metade de uma espécie de mamíferos que se destina aos nascimentos", escreveu ainda 20 Mulheres para o Século XX (2000), consagrando, entre outros, os nomes de Sophia de Mello Breyner Andresen (escritora), Simone de Beauvoir (escritora), Marie Curie (Investigadora), Bette Davis (actriz), Maria João Pires (pianista), Isadora Duncan (bailarina), Paula Rego (pintora), Amália Rodrigues (cantora), Virginia Woolf (escritora) e outras.
Seleccionou, organizou e prefaciou uma antologia de poesia portuguesa intitulada Poemas de Amor (2001). Contendo textos de oitenta e oito poetas, desde a Idade Média até à contemporaneidade, esta antologia apresenta uma organização cronológica.
Escreveu ainda Mais Ninguém Tem (1991) e, em parceria com Moita Flores e Mário Ventura, Os 7 Pecados Capitais (1999). Já em 2003 publicou Fica Comigo Esta Noite.
In Diciopédia 2008 [DVD-ROM]. Porto: Porto Editora, 2007.
******************************
LPN-Liga para a Protecção da Natureza
Sede Nacional/Main Office
Estrada do Calhariz de Benfica, 187
1500-124 Lisboa
Portugal
Telefone/Phone: +351-21 778 00 97
+351-21 774 01 55
+351-21 774 01 76
Fax: +351-21 778 32 08
Endereço electrónico/E-mail address: lpn.natureza@lpn.pt
Página electrónica/Webpage: www.lpn.pt
sábado, janeiro 19, 2008
do Prémio Internacional de Poesia
Palavra Ibérica
Um júri constituído por José Mário Silva, António Carlos Cortez e Fernando Esteves Pinto, decidiu por unanimidade atribuir o prémio à obra intitulada «Sobre as Imagens», da autoria de Amadeu Baptista, de entre um conjunto de 138 originais apresentados a concurso.
«Sobre as Imagens» é constituído por um ciclo de catorze poemas, tendo por referência os 14 painéis provenientes do antigo retábulo da capela-mor da Sé de Viseu, agora expostos no Museu de Grão Vasco, nessa mesma cidade de Viseu.
Amadeu Baptista nasceu no Porto, a 6 de Maio de 1953.
É membro da Associação Portuguesa de Escritores e do Pen Clube Português.
Publicou as seguintes obras de poesia:
As Passagens Secretas, Coimbra, 1982
Green Man & French Horn (in A Jovem Poesia Portuguesa/2, em col.), Porto, 1985
Maçã [Prémio José Silvério de Andrade – Foz Côa Cultural, 1985], prefácio de Maria da Glória Padrão, Porto, 1986
Kefiah, prefácio de Floriano Martins, Viana do Castelo, 1988
O Sossego da Luz, posfácio de Vergílio Alberto Vieira), Porto, 1989
Desenho de Luzes (edição galaico-portuguesa), Corunha, Galiza, Espanha, 1997
Arte do Regresso (pelo primeiro capítulo deste livro, Cúmplices, recebeu o Prémio Pedro Mir, na categoria de Língua Portuguesa, promovido pela revista Plural, da Cidade do México, em 1993), Porto, 1999
As Tentações, Santarém, 1999
A Sombra Iluminada (in Douro: Um Percurso de Segredos, em col.), Peso da Régua, 2000
A Noite Ismaelita, Guimarães, 2000
A Construção de Nínive, Porto, 2001
Paixão (Prémio Vítor Matos e Sá, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2001 e Prémio Teixeira de Pascoaes, 2004), Porto, 2003
Sal Negro (in Sal Negro Sal Branco com 25 fotografias de Rosa Reis) Almada, 2003
O Som do Vermelho – tríptico poético sobre pintura de Rogério Ribeiro, prefácio de Ana Isabel Ribeiro, Porto, 2003
O Claro Interior [Prémio de Poesia e Ficção de Almada – 2000 / poesia], prefácio de Emília Ferreira, Almada, 2004
Salmo (com a reprodução de um desenho de Rogério Ribeiro), Porto, 2004
Negrume (com desenhos de Ana Biscaia), Lisboa, 2006
Antecedentes Criminais (Antologia Pessoal 1982-2007), Vila Nova de Famalicão, 2007
O Bosque Cintilante [Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, 2007], Vila Nova de Azeitão, 2007 (ed. fora do mercado)
Balada da Neve e Outros Poemas, Maputo, Moçambique, 2007
Recentemente, foram-lhe atribuídos o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama (2007), o Prémio Nacional de Poesia Natércia Freire (2007) e o Prémio Literário Florbela Espanca (2007), respectivamente, pelos originais O Bosque Cintilante, Poemas de Caravaggio e Outros Domínios.
Poemas seus foram traduzidos para alemão, castelhano, catalão, francês, hebraico, italiano, inglês e romeno.
O vencedor da edição espanhola do Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica foi Rafael Camarasa Bravo, com a obra intitulada «El sitio justo».
quinta-feira, janeiro 17, 2008
A 9ª Arte a bons preços
Começou a 16 de Janeiro...
E já agora ( se o tema vos interessa)... visitem os seguintes sites:
Comic Book Resources
AMCI
terça-feira, janeiro 15, 2008
Inês Pedrosa no primeiro Café Literário |
Terça-Feira, 15 de Janeiro de 2008 |
Hoje, na Covilhã |
Inês Pedrosa é a convidada da primeira sessão de Café Literário, que a Câmara da Covilhã pretende promover nas primeiras terças-feiras de cada mês. A tertúlia cultural inaugurada pela jornalista e escritora decorre no Café Montiel, na Praça do Município da Covilhã, a partir das 21h30, contando ainda com a participação do grupo de jograis “Utópico”. Cada um dos eventos deste ciclo terá lugar num dos cafés da cidade, com este espaço de cultura a surgir com o objectivo de aproximar os autores dos leitores. Serão convidados “conhecidos escritores portugueses”, anuncia a autarquia serrana. |
sexta-feira, janeiro 04, 2008
Exposição Contra o Esquecimento
A programação do Centro Português de Fotografia tem procurado equilibrar a fotografia contemporânea e histórica, a fotografia portuguesa e internacional.
Horários: | ||||
Centro Português de Fotografia | 2ª a 6ª das 9.00 às 12.30 e das 14.00 às 17.30 Centro de Exposições | 3ª a 6ª das 15.00 às 18.00 | ||||
Sábados, domingos e feriados: das 15.00 às 19.00 Encerrado à 2ª feira. Encerrado nos dias 1 de Janeiro, 1 de Maio, e 25 de Dezembro. | ||||
Entrada livre |
IPL promove II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
| | | |
| |
O Instituto Politécnico de Leiria está a organizar o II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, na sequência do primeiro que teve lugar em 2001 e que homenageou o escritor José Saramago. O evento terá lugar nos dias 24 e 25 de Janeiro de 2008, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria, e reunirá mais de 20 personalidades da Cultura Portuguesa e Lusófona. A iniciativa é aberta à comunidade e as inscrições (gratuitas) poderão ser feitas até 15 de Janeiro em www.ipleiria.pt Alargar o leque de ofertas culturais da instituição, criar um espaço de ampla reflexão e discussão sobre questões relacionadas com a formação para a cidadania dos indivíduos e evidenciar a importância do contributo que os Escritores e a Literatura hoje assumem nesse contexto, são os principais objectivos do II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa. Subordinado ao tema “A escrita e a cidadania”, esta iniciativa irá acolher autores de expressão portuguesa de várias nacionalidades e continentes, contando já com a presença confirmada de cerca de duas dezenas de prestigiados escritores, não só portugueses, mas também provenientes de países como o Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Angola. Destacamos a participação de António Torrado, Ana Maria Magalhães, Carlos Pinto Coelho, José Jorge Letria, Rui Zink, Carlos André, Nuno Júdice, Joaquim Vieira, Dulce Cardoso, Manuela Gonzaga, Luís Costa Pires, Maria Antónia Palla, Marta Gautier, Paulo Kellerman e Pedro Barbosa. No panorama internacional, Corsino Fortes, Ana Maria Machado, Olinda Beja e Ruy Duarte de Carvalho são alguns dos carismáticos escritores que aceitaram o nosso convite. A iniciativa conta com o Patrocínio da Caixa Geral de Depósitos e com o Apoio da “Visão”, “Jornal de Letras”, “Jornal de Leiria”, “Região de Leiria”, “Gazeta das Caldas”, “Central FM” e “94 FM”. De salientar ainda que, durante o Encontro, serão entregues aos vencedores, os prémios do Concurso de Literatura do 2007, promovido por este Instituto Politécnico, nas categorias de Conto e Poesia. Programa Provisório II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa “A escrita e a cidadania”, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Leiria, dias 24 e 25 de Janeiro de 2008. 24 de Janeiro 09:00H – Recepção aos convidados 09:30H – Sessão de Abertura 10:00H – INFÂNCIA E JUVENTUDE – Literatura e desenvolvimento pessoal Ana Maria Machado / Ana Maria Magalhães / José Jorge Letria Moderador: António Torrado 11:00H – Coffee Break 11:30H – LITERATURA NO FEMININO – O papel das mulheres na literatura Dulce Cardoso / Marta Gautier / Paulina Chiziane (a confirmar) Moderadora: Maria Antónia Palla 12:30H – Debate 13:00H – Almoço 14:30H – NA VANGUARDA DA ESCRITA – A ciberliteratura Francisco José Viegas (a confirmar) / Luís Costa Pires / Paulo Kellerman Moderador: Pedro Barbosa 15:30H – Coffee Break 16:00H – JORNALISMO E LITERATURA – Caminhos cruzados Manuela Gonzaga / Rui Zink / Tony Tcheka (a confirmar) Moderador: Joaquim Vieira 17:00H – Debate 17:30H – Entrega dos prémios do Concurso de Literatura do IPL 20:00H – Jantar 25 de Janeiro 09:00H – Recepção aos convidados 09:30H – LUSOFONIA – A literatura como retrato social Corsino Fortes / Olinda Beja / Manuel Rui Monteiro (a confirmar) Moderador: Carlos Pinto Coelho 10:30H – Coffe Break 11:00H – POESIA – Uma estética da leitura e da escrita Nuno Júdice / Ruy Duarte de Carvalho / Vasco Graça Moura (a confirmar) Moderador: Carlos André 12:00H – Debate 12:30H – Sessão de Encerramento Info: www.ipleiria.pt |
Turismo Infinito - Teatro Nacional D. Maria II
| |||||
3ª a SÁB. 21h30 DOM. 16h00 “Sou a cena viva onde passam vários actores representando várias peças.” A frase que Bernardo Soares escreve pelo punho de Fernando Pessoa é uma das muitas epígrafes possíveis de Turismo Infinito, espectáculo em que Ricardo Pais dobra a esquina de diversas sínteses, empreendendo uma viagem ao fulgurante universo de Fernando Pessoa. O impressivo dispositivo cénico concebido por Manuel Aires Mateus figura a psyche de Pessoa, “porto infinito” onde chegam ou de onde partem o guarda-livros Bernardo Soares, o histérico e futurista Álvaro de Campos, o interseccionista “Fernando Pessoa” e o bucólico mestre Alberto Caeiro. Também Ofélia Queirós – a mulher com quem o poeta teve o único envolvimento amoroso conhecido – é convocada pela dramaturgia finamente urdida por António M. Feijó, que supera a redutora clivagem entre “vida” e “obra”, e põe em relevo alguns ritmos maiores do universo Pessoa. De novo com João Reis no elenco quase residente do TNSJ, mas também com a inspirada inventividade de colaboradores que o acompanham desde 2003, Ricardo Pais experimenta a performatividade da(s) escrita(s) de Pessoa, tecendo um poderoso enredo de estímulos auro-visuais e pondo-nos em contacto com a obra de um homem que, de modo heróico, pretendeu – e conseguiu – “introduzir beleza no mundo”.
COM JOÃO REIS | EMÍLIA SILVESTRE | PEDRO ALMENDRA [Cronologia de Fernando Pessoa] | |||||
| |||||
|
Nós publicamos.
Contacte-nos.
Próximo Capítulo
. a revolução na edição .
quinta-feira, janeiro 03, 2008
Exposição Prémio EDP Novos Artistas 2007
Até... 20 de Janeiro de 2008 Local: CACE Cultural do Porto (Central do Freixo) Organizado por... Fundação EDP |
Todos os dias, das 10h às 20h
Entrada livre
Visita à Exposição com artistas e Comissários:
Delfim Sardo - 24 de Novembro de 2007, às 15 horas
Nuno Crespo - 1 de Dezembro de 2007, às 15 horas
João Pinharanda - 12 de Janeiro de 2008, às 15 horas
terça-feira, janeiro 01, 2008
O disco é intimista e não traz nada de novo. São apenas os registos das músicas de piano que tenho composto nos últimos meses (com um esforço imbecil e doentio, mas lá consegui), gravados neste mês de Dezembro.
Alinhamento:
1- Regeneração I
2- A Chuva
3- Regeneração II
4- Dias Vazios
5- A Walk With Elise
6- Almas Perfumadas
7- Nocturno nº1
8- Nocturno nº2
9- Sal
(As músicas estão registadas. Contactem-me se precisarem delas para alguma coisa. Dou preferência a companhias de teatro, com apoios. ;-))
Enviado por: Fernando Dinis