quarta-feira, maio 27, 2009
Fura dels Baus apresenta novo espectáculo "Imperium" no Festival Imaginarius, em Santa Maria da Feira
Esta companhia espanhola, oriunda de Barcelona, será uma das grandes atracções no programa do 9º Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua, que decorre de 28 a 31 de Maio, no centro histórico.
O espectáculo, para maiores de 16 anos, será apresentado no Pavilhão da Lavandeira, a 28, 29 e 30 de Maio, às 21:30, com lotação limitada a 1100 lugares por sessão.
Fonte: Lusa
terça-feira, maio 26, 2009
Barco Poético
Barco Poético
com
Nuno Miguel Henriques
Rio Tejo , Rio Douro e Rio Mondego
pelas
21.45 horas
O Barco Poético, é hoje uma iniciativa de sucesso reconhecido, pelo seu carácter dinâmico, inovador e de aventura, que já levou milhares de pessoas pela viagem da poesia portuguesa.
Com viagens regulares no Rio Tejo, no Rio Douro, no Rio Mondego e ocasionais no Rio Sado e Barragem do Alqueva, este evento é hoje uma referência nos amantes da língua portuguesa e da lírica em particular. Nada melhor que associar a aventura ao mundo fantástico da poesia, pois como escreveu Miguel Torga "Em qualquer aventura, o que importa é partir, não é chegar!". Ao longo de muitos anos, tem-se tentado cativar e criar apetência nos jovens e público em geral, para os autores portugueses e a poesia em particular.
Assim, o Museu da Poesia promove este acontecimento não só para estudantes e professores de todo o país, como para grupos seniores, autarquias e outros, além de viagens especiais para famílias e pessoas individuais.
Uma aventura única, singular e diferente.
Uma Viagem multidisciplinar, que conjuga a aprendizagem de diversas disciplinas assistindo-se a um Recital e Conversando-se sobre Poesia com o diseur Nuno Miguel Henriques, durante uma parte da viagem em verdadeiro espectáculo poético, onde o cenário são as águas dos rios, as luzes das cidades ou simplesmente outras navegações, além de adereços e apontamentos, ilustrados por sons musicais e muitas vezes naturais das aves e do bater das correntes e da mutação constante que a água leva no seu percurso natural e poético.
Durante o resto do tempo, vislumbra-se a paisagem nesta viagem pela e com a poesia portuguesa e imbuídos de um espírito aventureiro, numa façanha de alma e da língua portuguesa.
Em qualquer dos casos, o repertório é escolhido, conforme o público presente, aceitando o Museu da Poesia sugestões de Organizadores.
Este evento é realizado ora em embarcações tradicionais e históricas, ora em barcos mais convencionais, conforme as datas, locais e disponibilidades.
Depois do Barco do Amor, agora temos ao dispor, o Barco Poético, onde esperamos continuar a receber milhares de pessoas de todo o país, aconselhando a reservas antecipadas, pois as datas disponíveis, têm tendência a esgotar facilmente.
O Barco Poético, tem uma viagem única com a interpretação a bordo de um barco, de textos de Poetas Portugueses pelo “Diseur” Nuno Miguel Henriques (www.nunomiguelhenriques.com).
Além das viagens diurnas para grupos organizados, o Museu da Poesia, promove igualmente Viagens Nocturnas nos rios Mondego, Douro e Tejo.
Viagens Especiais
Barco Poético com Nuno Miguel Henriques
Rio Tejo, Lisboa (Veleiro Príncipe Perfeito): 18 de Junho ás 21.45 horas
Rio Mondego, Coimbra: 26 de Junho às 21.45 horas
Rio Douro, Porto: 3 de Julho às 21.45 horas
Viagens Poéticas:
10 Euros (Grupos superiores a 25 pessoas)
15 Euros (Bilhete Família/ Amigos – 6 Pessoas/ 90 Euros)
20 Euros (Bilhete Estudantes e Maiores de 65 anos)
25 Euros (Bilhete Individual)
Informações e Reservas:
www.museudapoesia.com / geral@museudapoesia.com
Tel.: 210 135 916 / 220 176 079
Telemóveis: 96 1245985 / 91 2014948 / 93 8646610
Linha Poética: 808 20 16 13
Informação amavelmente cedida por Carlos Antunes
segunda-feira, maio 25, 2009
"Arena" - Palma de Ouro em Cannes
Fotograma ARENA
Maria João Mayer, produtora da curta-metragem "Arena", Palma de Ouro em Cannes, sente-se comovida pela atribuição do prémio, salientando que se trata do primeiro trabalho profissional de João Salaviza, um jovem de 25 anos...
Fonte: RTP1
Serralves em Festa - 40 horas non-stop
ANIMAÇÃO NA BAIXA DO PORTO
29 e 30 Maio
COM O APOIO DA PORTO LAZER, E.M. – CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO
NA SEXTA-FEIRA, DIA 29 DE MAIO, COMEÇA A FESTA NAS RUAS DA BAIXA DO PORTO, COM TEATRO DE RUA, MÚSICA, CIRCO CONTEMPORÂNEO E PERFORMANCE.
No dia 29 de Maio, Sexta-feira, o programa começa com Música, às 12h30 no Metro da Trindade com o Grupo de Percussão da EPME.
Às 16h, na Rua de Santa Catarina, junto à Batalha, numa parceria com o FITEI temos Teatro de Rua com "Business Class".
Pelas 17h30, é vez de Circo Contemporâneo. Na Praça D. João I com "Les Étoiles: Petites Pièces Funambulesques" da Companhia Les Colporteurs.
À noite, às 23h, frente ao Café Piolho, voltamos a ter Música, com Vresion 3.5 (vencedor do concurso de projectos artísticos para o Serralves em Festa 2009).
Pelas 23h30, na Arcada da Reitoria da Universidade do Porto uma Performance, "Polar" de Labrador & P.MA (vencedor do concurso de projectos artísticos para o Serralves em Festa 2009).
E a encerrar o dia 29 de Maio, às 24h, novamente em frente ao Café Piolho, um Concerto para Maquinaria e Estados Liquidos, do Canal Zero (vencedor do concurso de projectos artísticos para o Serralves em Festa 2009).
No dia 30 de Maio a festa na Baixa continua, às 11h na Rua Santa Catarina com a Performance "Perfo(re)searches" do Colectivo L.I.B.A (vencedor do concurso de projectos artísticos para o Serralves em Festa 2009).
Das 8h da manhã de sábado, 30 de Maio, até às 24h de Domingo, 31 de Maio, o Parque, o Museu, o Auditório e a Casa de Serralves recebem mais de 80 actividades e mais de 300 artistas, em mais de 200 momentos de apresentação.
Estão representadas as áreas da música, dança contemporânea, performance, teatro, circo contemporâneo, cinema, vídeo, fotografia, oficinas, visitas orientadas e exposições.
Fonte: www.serralves.pt
Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, n.º 22
4050-430 Porto
T. 222 089 228
Fax. 222 089 230
Email: clubeliterario@fla.pt
URL: www.clubeliterariodoporto.co.
BLOGUE: http//www.
Porto 7 – Festival Internacional de Curtas Metragens do Porto
É um espaço de interacção com artistas, realizadores, público e empresas ligadas ao audiovisual, onde paralelamente ao festival serão desenvolvidas diversas actividades.
O festival é constituído pelas seguintes secções:
Competição Internacional de Curtas-Metragens
- Melhor Curta-metragem
- Melhor Argumento Original
- Melhor Actor
Competição de Curtas-Metragens Porto7
- Melhor Curta-metragem Porto7
- Jovem Realizador (até 30 anos)
Contactos:
Francisco Ávila - Director Porto7
Móvel: +351 969 076 430 / 960 213 036
francisco@avilajet.com
porto7@avilajet.com
Fonte: Filmes Portugueses
Pavilhão Atlântico - LISBON CALLING
A 9 de Junho, véspera de feriado, o Pavilhão Atlântico terá a oportunidade de reviver os sons que marcaram uma época.
The Tubes - 20h00
Sempre recordados pelo concerto mítico no pavilhão de Cascais em 1979 e em plena forma, serão a primeira agradável surpresa da noite, com hits como "White Punks On Dope", "Turn Me On" ou "Don''t Touch me There".
Carbon/Silicon - 21h20
Uma nova banda que junta o ex-Clash Mick Jones e o ex-Generation X Tony James, em estreia absoluta em Portugal. Oportunidade para revisitar grande parte do reportório dos The Clash, com canções como "Should I Stay or Should I Go" ou "London Calling” para além, obviamente, do repertório original dos Carbon/Silicon.
Foreigner - 22h40
Também pela primeira vez em Portugal, e com a sua combinação única de blues enérgicos e pop impecavelmente construído, irão fazer o público vibrar com clássicos como "I Want To Know What Love Is", "Urgent" ou "Cold as Ice”.
MADNESS - 00h20
A mítica banda londrina vai terminar a noite em grande festa, com a sua mistura inconfundível de ska e pop, popularizada por temas como “One Step Beyond”, “Our house”, ”Baggy trousers” ou "Night Boat to Cairo".
Idade Mínima 3 anos
Promotor TOURNÉE
Fim de Venda de bilhetes: 09-06-2009 22:00
Duração do espectáculo: 120 minutos
Fonte: Pavilhão Atlântico - Para Eventos de Outro Mundo
Conferência de imprensa de apresentação do programa cultural da 79º edição, hoje, às 11h, no Café Guarany, no Porto.
A feira decorre entre 27 de Maio a 14 de Junho, na Avenida dos Aliados.
Pavilhão Atlântico - HERE AND NOW OS ANOS 80 AO VIVO
Here And Now é o espectáculo ao vivo de maior êxito alusivo aos anos 80, sendo uma marca lançada em 2001 e tendo-se tornado num sucesso estrondoso desde então. O que torna Here And Now tão único é o facto de todos os artistas actuarem e deste se tratar de um espectáculo composto apenas por temas de sucesso. Muitas das bandas reuniram-se especialmente para esta digressão ou, em alguns casos, é a primeira vez em muitos anos que vão actuar ao vivo!
A primeira digressão realizada no Reino Unido decorreu em Novembro de 2001 e contou com a presença de nomes como Paul Young , Kim Wilde (que abriu uma excepção e voltou ao activo apenas para este espectáculo!), Curiosity Killed The Cat, Nick Heyward, Heaven 17, T'Pau e Go West. A digressão realizou-se para mais de 60.000 pessoas, efectuada em 7 recintos diferentes. Seguiram-se outras 5 digressões pelo Reino Unido e, posteriormente, digressões internacionais que passaram pela Austrália, Japão, Extremo Oriente e por toda a Europa.
O espectáculo apresenta uma fusão de mais de 30 artistas, com um alinhamento que é constantemente alterado consoante o país no qual for apresentado. Em 2003, esta marca exclusiva realizou-se pela primeira vez em estádios, com espectáculos no Bolton Wanderers Reebok Stadium e Bournemouth Football Club. Em 2007, a digressão Here And Now realizou 17 enormes eventos em espaços abertos e que esgotaram por todo o Reino Unido. A digressão seguinte, efectuada em estádios pelo Reino Unido, decorreu em Maio de 2008 com outro alinhamento fantástico e que pôs todas as pessoas a cantar e dançar nos seus lugares, tendo contado com a presença de nomes, que se estrearam no evento, como Rick Astley, Johnny Hates Jazz, Cutting Crew e Bananarama.
Tony Denton teve originalmente a ideia para o conceito Here and Now após ter promovido espectáculos semelhantes, com artistas dos anos 70, sob o nome "The Best Disco In Town", um formato que apresentava 7 artistas no mesmo espectáculo. Entre estes artistas figuravam nomes como KC & The Sunshine Band, Chic, Rose Royce, Village People e Tavares. Tony, na qualidade de agente da maioria dos artistas dos anos 80, considerou que seria uma evolução natural ter uma versão deste espectáculo, dedicada aos anos 80, e assim surgiu Here and Now. Agora, 7 anos mais tarde, Here And Now tornou-se numa referência e os artistas já apareceram em inúmeros programas de televisão e rádio tais como GMTV, This Morning, The Alan Titmarsh Show, Loose Women, Saturday Kitchen, BBC Breakfast TV, os programas de Jonathan Ross e Steve Wright da Radio Two, o programa de Eaamon Holmes da Radio Five e em todos os programas de rádio da manhã, entre muitos outros.
Para além disso, Here And Now tornou-se na escolha de eleição para eventos de empresas. Para além dos espectáculos de Verão realizados no Reino Unido, o futuro reservou a este evento a sua estreia na mundialmente famosa corrida de Ascot e, a 18 de Dezembro, realizou-se uma festa Here & Now Christmas Party , na sala Indigo 2 (que incluiu actuações ao vivo de Belinda Carlisle, Kid Creole & The Coconuts e Curiosity Killed The Cat, bem como DJs convidados que tocaram música dos anos 80 durante toda a noite) e mais digressões além-fronteiras, como a de 29 de Maio, no Pavilhão Atlântico.
Idade Mínima 16 anos
Promotor Sony Music Entertainment Portugal
Fim de Venda de bilhetes: 29-05-2009 23:59
Duração do espectáculo: 240 minutos
Fonte: Pavilhão Atlântico - Para Eventos de Outro Mundo
Cirque du Soleil: Varekai (Lisboa)
"Varekai" (pronuncia-se ver•ay•'kie) significa "onde quer que seja" no idioma cigano. Embrenhado na floresta profunda, no cume de um vulcão, existe um mundo extraordinário onde tudo é possível. Um mundo chamado "Varekai". Do céu surge um jovem rapaz e a história tem início. Atirado para as profundezas de uma floresta mágica, um mundo caleidoscópico habitado por criaturas fantásticas, o jovem inicia uma viagem absurda mas maravilhosa. Neste dia de final de era, neste lugar de pura e virgem possibilidade, tem início um encantamento inspirador para uma nova existência a descobrir numa busca através dos mistérios do mundo e da mente. Escrito e dirigido por Dominic Champagne, "Varekai" nasce da explosiva fusão do teatro com a acrobacia. O pêndulo do tempo anda para trás numa homenagem às antigas tradições circenses dos "Icarian Games", "Water Meteors" e "Georgian Dance". Depois, "Varekai" transporta-se para o futuro através de revolucionários movimentos de contorção em números como "Russian Swings", "Slippery Surface" e "Triple Trapeze".
Desde a sua estreia mundial em Montreal (2002), "Varekai" foi apresentado no Canadá, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia antes de chegar à Europa em 2007. O espectáculo é interpretado por 56 acrobatas e bailarinos, incluindo sete músicos e duas cantoras.O Cirque du Soleil nasceu no Canadá há mais de 20 anos. O colectivo liderado por Guy Laliberté é conhecido como precursor do movimento do novo circo. Recolhe os mais diversos elementos culturais e funde-os num grande caldeirão de cor e texturas. Recusando trabalhar com animais, vira o foco para mais de 30 artistas internacionais, que têm a tarefa de ilustrar e fazer correr uma história - em palavra, música, imagem e movimento - ao longo de todo o espectáculo.
PÚBLICO
PREÇO: 44€ a 99€ (c/ descontos).
OBSERVAÇÕES: M/3. Inf: 217616066.
ARTISTA/S: Dominic Champagne (direcção artística)
COMPANHIA/S: Cirque du Soleil
Fonte: Lisboalife
sexta-feira, maio 22, 2009
I Ciclo de Música de Câmara de Palmela - 30 Maio
Sociedade Filarmónica Humanitária
apresenta
I CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA DE PALMELA
30 de Maio 2009 - 22 horas
Escola Superior de Música de Lisboa
*** ENTRADA LIVRE ***
quinta-feira, maio 21, 2009
Collina em Lisboa
Veio participar num seminário subordinado ao tema Liderança e Tomada de Decisões sob Pressão. Frente a uma plateia recheada de executivos, Collina mostrou as semelhanças entre a actividade dos árbitros e dos gestores, que, curiosamente, se revelaram mais interessados no que acontece dentro das quatro linhas. Arbitragem portuguesa, critérios de decisão, novas tecnologias, mulheres a apitar jogos de ligas principais e até a candidatura conjunta de Portugal e Espanha ao Mundial 2018 foram perguntas com (mais ou menos) resposta.
Fonte: Público
Maior exposição de esculturas em areia do mundo arranca sexta-feira em Silves
Este ano, a edição do Festival Internacional de Esculturas em Areia tem como tema as "Descobertas" e exibe trabalhos da autoria de 60 escultores de 14 países, entre os quais nove portugueses.
O único mega-parque de exposições de esculturas em areia existente em Portugal começou a ser preparado em Março passado pelos artistas de várias nacionalidades que permanecerão na região algarvia até ao final do evento.
Situado entre a EN-125 e a A-22 (Via do Infante), entre Pêra e Algoz, no concelho algarvio de Silves, o FIESA pode ser visitado entre as 10h00 e as 24h00, a partir de sexta-feira e até ao dia 21 de Setembro. Entre 22 de Setembro e 22 de Outubro, funciona das 10h00 às 21h00.
Fonte: Público
NAS TRILHAS DE UMA GRAMÁTICA ILOCUCIONÁRIA: DISCURSO, POBREZA E IDENTIDADES SOCIAIS
Denize Elena Garcia da Silva
Universidade de Brasília (UnB/CAPES)
Brasil
Com o propósito de propor caminhos que nos permitam descrever e interpretar representações sociais, incrustadas em um contexto de cultura, busca-se discutir práticas discursivas que permeiam a “voz” da media escrita com relação aos excluídos socialmente. O enfoque da análise é balizado pela Linguística Sistêmico Funcional (LSF), na proposta de Halliday (1994), no que concerne à relação entre os componentes do significado de transitividade da linguagem e outros elementos e aspectos da vida social. São examinadas manifestações da questão social sob a lupa da Análise de Discurso Crítica, proposta por Fairclough (2003), associada à categorização de atores sociais (van Leewuen, 1997). Trata-se de um estudo em andamento, de natureza qualitativa, caracterizada por uma triangulação de dados empíricos que envolvem três gêneros discursivos: narrativas espontâneas, colhidas mediante entrevistas com moradores de rua em Brasília, realizadas de acordo com moldes etnográficos entre 2005/2008; textos informativos selecionados da mídia escrita; e documentos publicados no Diário Oficial da União. Os primeiros resultados mostram que as pessoas refletem em seus discursos uma gramática da experiência que se coaduna com as representações sociais decorrentes do contexto de situação vivido. Nessa perspectiva, cabe ao analista do discurso apontar sempre situações de iniqüidades e injustiças sociais e, em condições propícias transformar a gramática da experiência numa bandeira de luta por uma sociedade mais justa.
Nota biográfica:
terça-feira, maio 19, 2009
Livraria Arquivo - Leiria
segunda-feira, maio 18, 2009
domingo, maio 17, 2009
Teatro José Lúcio da Silva - Leiria
Outros eventos fora do horário nomal:
2 horas antes do espectáculo
Telefones:
Geral: 244 834 117
Bilheteira: 244 823 600
Fax: 244 824 514
Mais informações:
1.ª edição do Prémio de Poesia Manuel Alegre
O prémio para a obra vencedora é no valor de 7.500 euros (sete mil e quinhentos euros), cedendo o autor ao IPL todos os direitos sobre a primeira edição da obra.
Candidaturas à primeira edição encontram-se abertas até 15 de Setembro de 2009.
sábado, maio 16, 2009
XI Feira do Livro de Leiria
Local
Praça Rodrigues Lobo
Data
De 21 de Maio a 1 de Junho
Horário
Segunda a sexta das 17h00 às 23h00
Fim-de-semana das 15h00 às 23h00
01 de Junho das 10h00 às 23h00
Livrarias participantes:
Americana
Martins
Boa Leitura
Letras e Livros
Conchita
Arquivo
Gráfica de Leiria
IPL
Programa de animação
Maio
21 de Maio - Quinta
17h00 às 23h00 | Actividades em permanência – Tenda infantil
21h30 | Fado Lisboa / Coimbra (Joana Mendes, Luís Gonzaga, Joaquim Rocha, Rui Miquelis)
22 de Maio - Sexta
15h00 às 23h00 | Actividades em permanência – Tenda infantil
15h00 | Ateliê Valorlis – Tenda infantil
16h00 | Contadora de histórias – Tenda infantil
18h30 | Vítor Sérgio e Johnny Pipe
21h30 | Rudy Jacket’s one man show (violinista e cantor alemão)
23 de Maio - Sábado
15h00 às 23h00 | Actividades em permanência – Tenda infantil
16h00 | Hora do conto – Tenda infantil
18h00 | Ravies Nubis (danças e cantares interactivos)
21h30 | Quarteto Vibrajazz
24 de Maio - Domingo
15h00 às 23h00 | Actividades em permanência – Tenda infantil
16h00 | Ateliê de instrumentos musicais – Tenda infantil
18h00 | Animação de rua (Te-Ato – Grupo-Teatro de Leiria)
21h30 | On Stage (Banda de covers)
25 de Maio - Segunda
17h00 às 23h00 | Actividades em permanência – Tenda infantil
21h30 | Personagens (Escola de Dança Clara Leão)
26 de Maio - Terça
17h00 às 23h00 | Actividades em permanência – Tenda infantil
21h30 | Mário Dias e Vasco (Jazz na rua)
27 de Maio - Quarta
17h00 às 23h00 | Actividades em permanência – Tenda infantil
21h30 | Dia do Autor
28 de Maio - Quinta
17h00 às 23h00 | Actividades em permanência – Tenda infantil
21h30 | Quarteto Adelino Oliveira
29 de Maio - Sexta
17h00 às 23h00 | Actividades em permanência – Tenda infantil
15h00 | Ateliê APPC – Tenda infantil
21h30 | VII Fitumis (Instituna)
30 de Maio - Sábado
15h00 às 23h00 | Actividades em permanência – Tenda infantil
16h00 | Hora do conto – Tenda infantil
18h00 | Mário Dias e Vasco (Jazz na rua)
21h30 | Marialvas (Música tradicional)
31 de Maio - Domingo
15h00 às 23h00 | Actividades em permanência – Tenda infantil
16h00 | Hora do conto – Tenda infantil
18h00 | Animação de rua (Te-Ato – Grupo-Teatro de Leiria)
21h30 | Mário Dias e Vasco (Jazz na rua)
Junho
1 de Junho - Segunda
10h00 às 23h00 | Actividades em permanência – Tenda infantil
10h00 às 17h00 | Animação para a infância (Te-Ato – Grupo-Teatro de Leiria + EPAMG)
14h00 | Ateliê de instrumentos musicais – Tenda infantil
21h30 | SwingSamp (Swing acústico)
Tenda infantil - actividades em permanência
Pintura de mural
Pinturas faciais
Modelagem de balões
Fantoches
Veste os teus amigos
Pinta a tua t-shirt
Baú da imaginação
A minha visita à Feira do Livro
Um poema pela cidade
quinta-feira, maio 14, 2009
Inscrições abertas para o concurso “Magic Klic”
Este projecto visa promover a fotografia através da utilização da técnica pinhole, única técnica elegível neste encontro.
São admitidos a concurso os trabalhos de cidadãos de nacionalidade portuguesa e estrangeiros residentes em Portugal, sem limite de idade.
Para mais informações, os interessados podem contactar a loja Ponto JA de Leiria (244 813 421) ou o “Magic Klick”.
quarta-feira, maio 13, 2009
Festas de Lisboa '09
AS FESTAS DE LISBOA
ESTÃO DE VOLTA…
sábado, maio 09, 2009
Feira do Livro - Programa de Hoje
11:00
Ciência Viva/ Pavilhão do Conhecimento
Sáb, 09/05/2009 11:00 - 12:00
Praça Jovem - Oficina/Workshop
Oficina de Tecnologias de Informação e Comunicação TIC…Toque.
Monitor: Marta Guimarães
Sáb, 09/05/2009 11:00 - 12:00
EPLL1 e EPLL2 - Oficina/Workshop
12:00
Espaço Nestlé
Sáb, 09/05/2009 12:30 - 13:30
Praça Infantil - Outro
14:00
Ciência Viva/ Pavilhão do Conhecimento
Oficinas à base de ciência em que se dará enfoque ao AIA 2009 - Ano Internacional da Astronomia 2009 bem como a Darwin (200 anos do nascimento e 150 anos da Origem das Espécies)
Sáb, 09/05/2009 14:00 - 15:00
Praça Jovem - Oficina/Workshop
Hora do Conto: Coisas de Ler - Coisas de Ler
Coisas de Ler
Sáb, 09/05/2009 14:30 - 15:30
EPLL1 e EPLL2 - Hora do Conto
Lançamento de livro de Rui Tavares
Aprestação de Mário Soares
Sáb, 09/05/2009 14:30 - 16:30
Praça Central - Lançamento
15:00
Super Mega Bolhas de Sabão.
Crianças de todas as idades.A Partir do livro “Big Bubbles”
Sáb, 09/05/2009 15:00 - 16:00
Praça Jovem - Oficina/Workshop
Lançamento do livro D. João VI - As duas faces do poder, de Isabel Baltazar
Sáb, 09/05/2009 15:30 - 16:30
Auditório - Lançamento
Hora do Conto: “Dá-me um livro… Conto-te uma história” - Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa
Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa
Sáb, 09/05/2009 15:30 - 17:30
EPLL1 e EPLL2 - Hora do Conto
16:00
Sessão de autógrafos da obra «As Aventuras de Cosminho – a Gloriosa História do Benfica», de Filipe Avillez (com ilustrações de Filipe A. Figueiredo). Lançamento do Livro do Benfica
Sáb, 09/05/2009 16:00 - 17:00
Praça Central - Sessão de autógrafos
Lançamento do livro “A pequena enciclopédia da Noite”, de Carlos Nejar
Editora Quasi – Porto. Carlos Nejar
Sáb, 09/05/2009 16:30 - 17:30
Auditório - Lançamento
Espaço Olá
Sáb, 09/05/2009 16:30 - 17:30
Praça Infantil - Outro
A Passagem
de Abílio Oliveira
Sáb, 09/05/2009 16:30 - 17:30
Praça Jovem - Apresentação
17:00
Dicionário Psicológico da Criança
De Carlos Céu e Silva
Sáb, 09/05/2009 17:30 - 18:30
Praça Jovem - Apresentação
O Incrível Rapaz que Comia Livros
Sáb, 09/05/2009 17:30 - 18:30
EPLL1 e EPLL2 - Apresentação
Palestra – “Galileu Galilei e o Ano Internacional da Astronomia”
Dr. Guilherme de Almeida
Sáb, 09/05/2009 17:30 - 18:30
Auditório - Palestra
18:00
Lançamento do livro Meninos de Ninguém de Ana Cristina Pereira
Sáb, 09/05/2009 18:00 - 19:00
Praça Central - Lançamento
Doida Não e Não com Manuela Gonzaga
Mulheres Que Dizem Não (Denilsen Motta)
Sáb, 09/05/2009 18:30 - 19:30
Auditório - Debate
19:00
Ciência Viva/ Pavilhão do Conhecimento
Oficinas à base de ciência em que se dará enfoque ao AIA 2009 - Ano Internacional da Astronomia 2009 bem como a Darwin (200 anos do nascimento e 150 anos da Origem das Espécies)
Sáb, 09/05/2009 19:00 - 20:00
Praça Jovem - Oficina/Workshop
Debate «Livros para pais do sec XXI».
Moderador: Isabel Stilwell. Convidados: Daniel Sampaio, Mário Cordeiro, Bárbara Wong.
Sáb, 09/05/2009 19:30 - 21:30
Praça Central - Debate
21:00
Apresentação da Biografia do Paulo coelho, de Fernando Morais
Sáb, 09/05/2009 21:00 - 22:30
Auditório - Apresentação
Ciência Viva/ Pavilhão do Conhecimento
Sáb, 09/05/2009 21:00 - 22:00
Praça Jovem - Oficina/Workshop
sexta-feira, maio 08, 2009
Mundo de oportunidades
Alguns bons livros a bons preços, encontrados, em ano de crise, num raid impressionista pela Feira do Livro de Lisboa. Siga as nossas sugestões. Ou outras, se preferir. Mas leia. Leia muito.
Procure Aqui
quinta-feira, maio 07, 2009
Museu Gulbenkian, Galeria de Exposição Permanente
Uma obra em foco: As 53 estações do Tokaido
De 25/11/2008 a 31/05/2009
Das 10h00 às 18h00
Terça a Domingo
A série de gravuras «Estações do Tokaido» adquirida por Calouste Gulbenkian integra-se no conjunto de cerca de 200 estampas japonesas dos séculos XVIII e XIX que se encontra habitualmente em reserva por razões de conservação. Assinadas por três grandes mestres Hiroshige (1797-1858), Kunisada (1786-1865) e Kuniyoshi (1797-1861), as 55 estampas, editadas c. 1845, por diferentes editores, ilustram lendas e contos relacionados com as estações do Tokaido.
O Tokaido (O Caminho do mar do Oriente) era a principal via terrestre do Japão feudal. Percorria cerca de 500 km entre a antiga capital imperial, Quioto e a verdadeira capital - Edo (Tóquio), capital militar dos Tokugawa.
As 53 estações (sem contar com a do início e do término), situadas ao longo do caminho, abrigavam não apenas as comitivas dos senhores feudais mas todo o tipo de viajantes, mercadores, peregrinos e camponeses. Viajar nesta estrada, tão concorrida, era uma aventura pelas surpresas, riscos e dificuldades e também pelas intempéries que particularmente no Inverno assolavam a região.
O caminho do Tokaido teria provavelmente caído no esquecimento, se não tivesse sido imortalizado pelos maiores mestres da arte da estampa japonesa.
A apresentação sequencial da totalidade desta série famosa, terá de ser rotativa, por razões de conservação, embora o público tenha acesso, através de uma apresentação interactiva, à visualização das estampas em falta. Assim mensalmente será substituído cada conjunto de 18 estampas até ao final da exposição. A primeira estampa, a estação de Nihonbashi, marca o ponto de partida na ponte de Nihon em Edo (Tóquio) e a última, a 55ª, a estação de Quioto na ponte desta cidade.
Calendário para apresentação dos três conjuntos de estampas:
- Primeiro conjunto de estampas: Até 25 de Janeiro
- Segundo conjunto de estampas: De 27 de Janeiro a 29 de Março
- Terceiro conjunto de estampas: De 31 de Março a 31 de Maio.
A aplicação electrónica disponível no espaço da exposição permite o visionamento integral dos três conjuntos de estampas.
Entrada: 4€ (entrada no museu)
Contactos e informações:
Encerra às segundas-feiras e nos feriados de: 1 Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro.
Av. Berna, 45-A
1067-001 Lisboa
Telf: 21 782 3461 /3450 (fim de semana: 21 782 3461)
Fax: 21 782 3032 | e-mail: museu@gulbenkian.pt
Fundação Calouste Gulbenkian
Olga Borodina
Ciclo de canto
17/05/2009
19h00
Grande Auditório
O recital da soprano Olga Borodina foi novamente adiado para dia 17 de Maio, dado a cantora não se encontrar ainda totalmente restabelecida do problema de saúde que a levou a adiar o recital de dia 15 de Abril.
Os bilhetes com data de 15 de Abril são válidos para o dia 17 de Maio.
Piotr Ilitch Tchaikovsky
As estrelas olhavam para nós com ternura, op. 60 n.º 12
Apenas aquele que adivinha, op. 6 n.º 6
Porquê? , op. 6 n.º 5
Aconteceu na Primavera, op. 38 n.º 2
Noites de delírio, op. 60 n.º 6
O primeiro encontro, op. 63 n.º 4
Canção de embalar, op. 16 n.º 1
Serenata, op. 65 n.º 3
O sol desapareceu no horizonte, op. 73 n.º 4
Sozinho outra vez, op. 73 n.º 6
Sergei Rachmaninov
Manhã! , op. 4 n.º 2
Bela como a flor, op. 8 n.º 2
Sonho, op. 8 n.º 5
No silencioso mistério da noite, op. 4 n.º 3
O nenúfar, op. 8 n.º 1
Estou bem aqui, op. 21 n.º 7
Ele é tão bela como meio-dia, op. 14 n.º 9
Lilases, op. 21 n.º 5
Espero por ti, op. 14 n.º 1
PREÇOS:
Plateia A | € | 30.00 |
Plateia B | € | 20.00 |
Plateia C | € | 15.00 |
Bilheteira Online
Mais e outra informação Serviço de Música
Na Fundação Calouste Gulbenkian...
O génio da Assíria e o tempo das flores
Visita/ Oficina Criativa: Pelos caminhos do Museu
10/05/2009
Das 10h30 às 12h30
4 aos 7 | 8 aos 12 anos
Museu Calouste Gulbenkian
Preço: 7,5 €
Requer marcação prévia
A água é sagrada porque fecunda a terra. Assim nascem as flores, os frutos, os animais e… nós. Só com água é possível a vida. Que terá isto a ver com Génios e assírios?
DESCOBRIR…
Novo Programa Gulbenkian Educação para a Cultura
Actividades Educativas:
Informações e Reservas para todas as actividades educativas
(mais novos e adultos)
T 21 782 3800 / F 21782 3014 /
E descobrir@gulbenkian.pt e descobrirmarcacoes@gulbenkian.pt
Os filmes do IndieLisboa que Leiria vai ver de 7 a 10 de Maio
Os filmes do IndieLisboa que Leiria vai ver de 7 a 10 de Maio |
O IndieLisboa - 6º Festival Internacional de Cinema Independente chega quinta-feira, dia 7 de Maio, a Leiria para uma extensão de quatro dias nos teatros José Lúcio da Silva e Miguel Franco. PROGRAMAÇÃO 7 de Maio - Teatro José Lúcio da Silva, 14h30 - Entrada Livre Indie Júnior, curtas-metragens para maiores de 3 anos: “Nicolas & Guillemete” passa-se numa loja de pequenas personagens de plástico. Nicolas é o único completo e decide acabar de construir Guillemete. Não o faz bem e a pequena dançarina fica um monstro de mil cabeças. Durante uma tarde chuvosa, uma criança cai num “Circo de Caracóis” de sonho. Jonas tem quatro anos e vai a caminho da primeira aula de natação em “A Lição de Natação”. Assustado, tenta fugir, mas cai à piscina, sem ninguém reparar e tem de se salvar a si próprio. “Onde Quer que Vás, Lá Estarás” é o encontro revelador entre uma mulher e uma idosa. Um entomologista descobre uns insectos desconhecidos e quer juntá-los à sua colecção, mas em “As Novas Espécies” os bicharocos não querem ser objectos de museu. Quando Miriam encontra velhas fotos, começa a ver o mundo a preto e branco. Mas em “As Cores de Miriam” há um arco-íris aonde se podem ir buscar as cores de volta. Uma rapariga chora em “Cogumelos de Chocolate” porque uns cogumelos que adoram chocolate comeram o bolo que ela fez. Mas arrependem-se e vão fazer-lhe um novo. Num outro planeta onde a regra é a ordem, há um miúdo que adora causar problemas e mudar tudo à sua volta. Isto é “Ex-E.T.”. 8 de Maio - Teatro Miguel Franco, 21h30 - Bilhetes: 1 euro "Louise-Michel", de de Benoit Delépine e Gustave Kervern, Ficção, França, 2008, 91': Que Benoît Delépine e Gustave Kervern são politicamente incorrectos, já sabemos pelo menos desde “Manual de Instruções para Crimes Banais” e “Aaltra”. Que este filme seja dedicado a Albert Libertad, um lendário anarquista francês, e tenha como título o nome de outra figura histórica do movimento anarquista dá-nos logo uma ideia do que podemos esperar de Louise-Michel. As trabalhadoras de uma fábrica de brinquedos em dificuldades encontram uma manhã o edifício vazio, sem maquinaria e sem saber onde pára a equipa de gestores. A proposta de Louise passa por juntarem o dinheiro de que dispõem para contratar um mercenário para assassinar o patrão. Uma comédia arrasadora sobre o nosso admirável mundo novo (o do neo-liberalismo e da globalização) que dá todo um novo sentido à velha máxima “trabalhadores de todo o mundo, uni-vos”. 9 de Maio, Teatro Miguel Franco, 21h30 - Bilhetes: 1 euro "Tony Manero", de Pablo Larrain, Ficção, Brasil, Chile, 2008, 98': Vamos imaginar dois cenários. O primeiro é o Chile comandado por Pinochet, naquele final dos anos 70, quando o ditador mandava prender, torturar e matar qualquer desertor. O segundo é “Saturday Night Fever,” o filme de 1977 que granjeia a John Travolta o estrelato mundial. Agora voltamos ao Chile para misturar estes dois quadros num concurso promovido por uma televisão local para escolher o melhor Tony Manero (a personagem celebrizada por Travolta nesse filme). É então que entra Raúl, um oportunista que acredita ser o único e verdadeiro Tony. Vai concorrer e ganhar – ele sabe que sim. Vai dançar sob as luzes da ribalta, concretizando o seu sonho perante todo o povo chileno. Por via das dúvidas, esta personagem imoral vai tomar medidas para que assim aconteça. O filme estreou em Cannes e tem sido um sucesso. Até porque atrás deste aparente absurdo há o retrato de uma sociedade com profundos problemas de identidade e ainda em desassossego com o passado. 10 de Maio - Teatro José Lúcio da Silva, 21h30 - Bilhetes: 1 euro Prémio do Público Johnnie Walker para Melhor Curta-metragem: "Visita Guiada", de Tiago Hespanha, Documentário, Portugal, 2009, 56’: Todos os anos milhões de turistas visitam Portugal para descobrir o país, o seu povo e cultura. Muitos têm contacto com guias turísticos, que transmitem a história e a identidade nacional, ilustrando o modo como nos olhamos a nós próprios. Este filme é sobre o modo como essa identidade é construída e interpretada. Entre 15 e 18 de Maio, o Indie leva o cinema independente até ao Cine-Teatro de Alcobaça. Fonte: Região de Leiria Online |
Literatura: O que ver na Televisão...
Câmara Clara [Domingos às 22h30]
Grandes Livros [Sextas-Feiras às 21h10]
RTPN
Ler +, Ler Melhor [Quintas-Feira às 13h00]
Guarda Livros [Domingos às 21h30]
REGIÃO DE LEIRIA disponibiliza e-books do escritor Paulo Kellerman
"Sincronismos", com 14 fotografias e 14 textos do escritor, foi lançado no início de 2009.
"Céu nublado" é o mais recente e-book de Kellerman, juntando 24 textos seus, entre mini-narrativas antigas reescritas e outras novas, que serviram de inspiração para fotografias de Alexandre Louro.
Para fazer download, clique aqui.
Até ao fim do ano, Paulo Kellerman lançará outros e-books, que serão igualmente disponibilizados pelo REGIÃO DE LEIRIA.
Kellerman nasceu em Leiria em 1974 e tem publicados "Silêncios entre nós", "Os mundos separados que partilhamos" e "Gastar Palavras", que recebeu o Grande Prémio do Conto da APE em 2005.
Mantém o blogue "A gaveta do Paulo".
Fonte: Região de Leiria Online
A autora Conceição Bernardino e a Editora Mosaico de Palavras, têm a honra de convidar V.Exas. a estar presente na sessão de lançamento do livro “Linhas Incertas”, que terá lugar no próximo dia 30 de Maio, pelas 15.00 horas, na Casa Museu Teixeira Lopes, na Rua Teixeira Lopes, 32 – V.N.G (perto da Câmara de Gaia).
Prefaciado pela Doutora Goreti Dias
A apresentação da obra será feita pela escritora Rosa Maria Anselmo
http://www.mosaicodepalavras.
Convite enviado pela autora
Novo Jornal Diário - Jornal "i"
Terá como mote para a sua comunicação a expressão «i num instante tudo muda».
O jornal do grupo Lena já teve várias datas agendadas para o seu lançamento e vai apresentar uma fórmula diferente de dividir os temas, com secções com nomes que fogem ao tradicional: Radar, Zoom, Mais e Desporto.
O director do título, Martim Avillez Figueiredo, descreveu a Radar como a «zona chave do projecto», a secção onde o leitor fica a «saber o que se passa» e que remete para a Zoom, onde se poderão «perceber» melhor os temas que o jornal escolhe para desenvolver. «Uma proposta de aprofundamento do que é noticiado no radar».
No interior do jornal a Mais será a secção «para sentir» as tendências mais criativas, onde se tratarão de temas de cultura e entretenimento.
As páginas do i encerram com o Desporto, a única secção com um nome «tradicional».
Além do jornal em papel, o i vai apostar no online, com um site e páginas em várias redes sociais como o twitter e o small world. «Vamos ter twitter e small world para dinamizar a dimensão online que está a crescer», disse Martim Avillez Figueiredo, acrescentando que o site do i «não é um site de breaking news» e é o «único domínio online com seis homepages».
Na apresentação do novo projecto a todos os trabalhadores feita segunda-feira, Francisco Santos, administrador da Sojormedia, holding de comunicação social do grupo Lena, afirmou ser esta a altura certa para preencher um espaço que pensa estar vago: «É a altura certa para lançar uma nova marca de informação, para um tempo novo. Olhamos para as bancas de jornais e percebemos porque é que faz sentido um novo projecto».
Programa Cultural - Feira do Livro de Lisboa [8 Maio]
14:00
A Hora do Conto - Biblioteca de Castro de Aire; Contadoras: Cláudia Almeida, Joana Campos; "Quiquiriqui", Marisa Nuñez, OKO; "Corre corre cabacinha", Eva Mejuto, OKO; "Um gato na árvore", Pablo Albo, OKO.
Sex, 08/05/2009 14:00 - 15:00
EPLL1 e EPLL2 - Hora do Conto
----
Ciência Viva/ Pavilhão do Conhecimento
Oficinas à base de cência em que se dará enfoque ao AIA 2009 - Ano Internacional da Astronomia 2009 bem como a Darwin (200 anos do nascimento e 150 anos da Origem das Espécies)
Sex, 08/05/2009 14:00 - 15:00
Praça Jovem - Oficina/Workshop
----
Gato Sapato - Design.
Esta oficina pretende sensibilizar as crianças para os diferentes valores do livro(estético,utilitário, adorno e económico). Monitor: Marta Guimarães
Sex, 08/05/2009 14:00 - 15:00
Praça Infantil - Oficina/Workshop
----
15:00
A Hora do Conto - Biblioteca de Nelas
Contador: Carlos Henriques; "Un gato!; Una raña", Guido Vangenechten, Edelvives (Zaragoça); "Agora não Duarte!", David McKee, Caminho; "Um pesadelo no meu armário", Mercer Mayer, Kalandraka; "A festa de anos do avô Óscar", Carlos Henriques.
Sex, 08/05/2009 15:00 - 16:00
EPLL1 e EPLL2 - Hora do Conto
----
16:00
Espaço Olá
Sex, 08/05/2009 16:00 - 17:00
Praça Infantil - Outro
----
17:00
Ciência Viva/ Pavilhão do Conhecimento
Oficinas à base de ciência em que se dará enfoque ao AIA 2009 - Ano Internacional da Astronomia 2009 bem como a Darwin (200 anos do nascimento e 150 anos da Origem das Espécies)
Sex, 08/05/2009 17:00 - 18:00
Praça Jovem - Oficina/Workshop
---
18:00
Lançamento do livro A Caipirinha de Aron
Com Henrique Raposo, Rui Ramos e Pedro Mexia.
Sex, 08/05/2009 18:00 - 19:00
Auditório - Lançamento
----
Diário Gráfico da Feira – Abertura do concurso.
Apresentador: Eduardo Salavisa; outros convidados: José Louro, Mónica Cid e Pedro Cabral.
Sex, 08/05/2009 18:00 - 19:30
Praça Central - Concurso
----
19:00
Sociedade Bíblica workshop: A Biblia Interconfessional como "case study"editorial.
Prof. Doutor Ivo Castro (UL);Prof. Doutor João Lisboa (UNova)Dr. Timóteo Cavaco, Sociedade Bíblica
Sex, 08/05/2009 19:00 - 20:00
Auditório - Oficina/Workshop
----
Ciência Viva/ Pavilhão do Conhecimento
Oficinas à base de ciência em que se dará enfoque ao AIA 2009 - Ano Internacional da Astronomia 2009 bem como a Darwin (200 anos do nascimento e 150 anos da Origem das Espécies)
Sex, 08/05/2009 19:00 - 20:00
Praça Jovem - Oficina/Workshop
----
20:00
Apresentação da Triologia de Dennis Mcshade/Dinis Machado
Sex, 08/05/2009 20:00 - 21:00
Auditório – Apresentação
----
21:00
Os Nossos Grandes Autores Brasileiros.
Com a participação de Abel Barros Baptista da Universidade Nova de Lisboa, Clara Rowland da Faculdade de Letras de Lisboa e Roberto Vecchi da Universidade de Bolonha. Apresentação do mais recente livro de Bernardo Carvalho, o Filho da Mãe, por Osvaldo M. Silvestre da Universidade de Coimbra com a presença do autor.
Sex, 08/05/2009 21:00 - 22:00
Auditório - Debate