segunda-feira, março 27, 2006

Homem de Palavra[s] (Partilha Literária)



“A minha unha tem crescido tanto
e entretanto vim morrendo pouco a pouco
temi amei preocupei-me com problemas
fui feliz vivia vida emocionei-me
Venceram-se diversas prestações
A minha poesia é por vezes mínima e mesquinha
Aqui estou eu perdido na contemplação da unha
a unha pequenina a que regresso sempre
Não canto aras nem barões nem mesmo este mar
que desdobradamente aqui vem rebentar
em ondas de água azul em algas e pedrinhas
Afinal tão instrutivo é
perder-me em contemplação do pé
descalço aqui à doce beira-mar
como aprofundar os mistérios deste dia
em que cristo instituiu a eucaristia [...]”


Corpo De Deus in “Homem de Palavra[s]” de Ruy Belo [Editorial Presença]


Escrever sobre um livro de poesia não me é fácil... E torna-se ainda mais complicado quando resolvo escrever sobre um dos meus poetas preferidos: Ruy Belo.
O que posso eu escrever sobre a poesia de Ruy Belo?
O que devo eu escrever sobre a poesia de Ruy Belo?
Bem, posso, devo, aliás, prestar homenagem ao homem (de palavra[s]), ao poeta (esquecido [entristece-me saber que há quem nunca tenha ouvido falar da poesia de Ruy Belo]), por cuja poesia me apaixonei. Gosto da maneira como Ruy Belo pega dos elementos do (seu) quotidiano e consegue criar poesia: a criança, a árvore, o homem, a mulher, o amor, e a morte. Gosto ainda da maneira, corajosa, como escreve sobre Portugal, numa época em a ditadura oprimia tudo e todos.
Bem, acho que me fico por aqui...Porque se escrever mais sobre a poesia de Ruy Belo, poderá soar a exagero, mas perdoem-me, escrever menos seria, para mim, uma leviandade e um desrespeito à sua poesia.