quinta-feira, maio 11, 2006

Dalí - o excêntrico "anarco-monárquico"

Salvador Domenec Felip Jacint Dalí Domenech faria hoje 102 anos. Nasceu em 1904, vila de Figueres, Catalunha, Espanha.
Frequentou a Escola de Desenho Municipal, onde iniciou a sua educação artística formal e em 1922, foi viver para Madrid, onde estudou na academia de artes Academia de San Fernando. Já então chamava a atenção como um excêntrico, usando cabelo comprido e suíças, casacos, meias e calças de montar, num estilo que estava na moda um século antes. O que lhe granjeou maior atenção por parte dos colegas foram os quadros onde fez experiências com o cubismo.

Fez também experiências com o Dadaísmo, que provavelmente influenciou todo o seu trabalho. Nesta altura, tornou-se amigo íntimo do poeta Federico García Lorca e de Luis Buñuel.

Foi expulso da Academia em 1926, pouco tempo depois dos exames finais, em que declarou que ninguém na Academia era suficientemente competente para o avaliar.



Nesse mesmo ano fez a sua primeira viagem a Paris, onde se encontrou com Pablo Picasso. O artista mais velho já tinha ouvido falar bem de Dalí, através de Juan Miró. Nos anos seguintes, Dalí realizou uma série de trabalhos fortemente influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo o seu estilo próprio.


Em 1939 os membros do grupo surrealista expulsaram oficialmente Dalí do grupo por motivos políticos. O marxismo era a doutrina preferida no movimento, ao passo que Dalí se declarava "anarco-monárquico". Dalí respondeu à sua expulsão declarando "O surrealismo sou eu". Os outros surrealistas passaram então a referir-se a Dalí no passado, como se o pintor estivesse morto.

Salvador Dalí morreu de falha cardíaca a 23 de Janeiro de 1989 em Figueres, Catalunha, Espanha. Foi sepultado na cripta do seu Teatro-Museo, em Figueres.

(adpatado Wikipédia)


Das suas obras esta, é esta a que mais gosto:


A Persistência da Memória de 1031

Para ver as obras de Dalí clique aqui.