quinta-feira, janeiro 05, 2006

Campeonato Nacional de Língua Portuguesa

O que é?
O Campeonato Nacional da Língua Portuguesa é um concurso pensado para todos aqueles que queiram usar melhor o Português e aprofundar o seu conhecimento e o gosto da Língua. Nesta iniciativa conjunta do Expresso, do Jornal de Letras e da SIC Notícias, com o patrocínio exclusivo do BPI, os concorrentes partem à descoberta dos segredos da Língua Portuguesa, aprendendo enquanto se divertem, divertindo-se enquanto aprendem.

Quem pode participar?
Os concorrentes serão organizados em três categorias etárias: a dos menores de 15 anos; a dos 15 aos 18 anos; e a dos maiores de 18 anos.

Como participar?
A participação no Campeonato começa com a resposta a um teste de qualificação inicial, sob a forma de questionário de escolha múltipla, com graus de dificuldade variáveis em função das categorias etárias. As respostas correctas às perguntas do teste habilitam o concorrente para as fases de apuramento seguintes.

Obras de referência para as provas e respectiva correcção :

Grande Dicionário da Língua Portuguesa, editado em Maio de 2004 pela Porto Editora –no que respeita à grafia e ao significado das palavras.
Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, editada pelas Edições João Sá da Costa – no que respeita à fonética, morfologia e sintaxe.

Brevemente...

Mais informações em: http://194.65.57.196/misc/index.php?article=15&visual=2