quinta-feira, janeiro 12, 2006

Gino Severini, n. 1883 em Cortona, m. 1966 em Paris

A Dançarina Azul (Danseuse Bleue) é a obra mais importante deste artista que dedicou imensas pinturas ao teatro, dança e vida nocturna da cidade. Neste quadro, Severini, concentra-se numa única figura principal. Debruçou-se no azul e branco-acinzentado e dotou o quadro de uma composição dominante triangular que culmina na cabeça da dançarina e que balança até à zona do vestido. No quarto inferior do quadro, a figura está dividida em incontáveis pequenos segmentos de forma, parcelas geométricas (arcos, ângulos, parábolas) que geram micro-estados dinâmicos. São usadas passagens de cor de forma a misturar a figura feminina no plano de fundo. Partes da figura, como os braços e a cabeça, aparecem multiplicados e em várias perspectivas. Apenas uns pequenos adereços e outras pequenas figuras sugerem a localização da cena.
Severini, idealmente, utiliza os meios da estética futurista para criar correspondências plásticas para o movimento e a energia da dança.

Severini permaneceu sempre um Futurista. No seu manifesto de 1913, "As Analogias Plásticas do Dinamismo", Severini reitera os pontos do programa futurista. Via o princípio da simultaneidade de várias impressões sensoriais, tais como sons, odores, tons, calor e velocidade, como meios adequados para a representação artística das mudanças trazidas pelo progresso tecnológico.

Para partir à descoberta de um grande nome do Futurismo...

Links:

http://www.racine.ra.it/isaseverini/severini.htm

http://www.scuolaromana.it/artisti/severini.htm

http://www.guggenheim-venice.it/english/06_artists/severini.htm

http://www.theo-zimmerman.freeserve.co.uk/severini.htm