quinta-feira, janeiro 12, 2006

Tertúlia Artística


Este post é o início de uma tertúlia que me foi prometida pela administradora do blog, Sandra. Sempre adorei a ideia de pessoas com gostos tão variados poderem partilhar gostos literários, musicais e cinematográficos, enfim, artísticos! Então aqui tens Sandrinha! :-) Há tempos só faltava dares-lhe um nome mas até já o tens! "Cultura, Arte & Literatura"

Sendo assim, e muito timidamente, começarei por dizer-vos que escolhi para minha primeira apresentação tertuliana um filme.

"Mar Adentro" com a direcção de Alejandro Amenábar



Ramón está preso numa cama há quase 30 anos. A sua única janela para o mundo é a do seu quarto, perto do mar onde viveu e sofreu muitos anos até um acidente o ter deixado tetraplégico. Desde então, Ramón luta pelo direito à eutanásia. Duas mulheres vão mudar a sua vida: uma, advogada, apoia a sua luta; a outra, uma vizinha, tenta convencê-lo de que vale a pena viver.

Esta é a história real de alguém que lutou durante 30 anos a favor da eutanásia e do seu direito de morrer. É arrepiante e tão verdadeiro que mesmo aqueles que não são a favor da eutanásia tomam as dores de Ramon e compreendem o porquê do seu desejo de morte. É uma história de amor, de partilha, de luta, de dor.

Prémios e nomeações:
óscares:
vencedor em filme estrangeiro; nomeação para caracterização;

globos de ouro: vencedor em filme estrangeiro; nomeação para actor drama (Javier Bardem); veneza: vencedor em filme internacional, Grande Prémio do Júri e actor (Javier Bardem); nomeação para Leão de Ouro.

Links:

Site Oficial www.mar-adentro.com

Trailer visionar

imdb www.imdb.com/title/tt369702

http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/mar-adentro/mar-adentro.htm