quarta-feira, novembro 09, 2005

JACKSON POLLOCK




Estou aqui a convite da "Amante de Letras". Aceitei com prazer.

Penso que o convite se justificou porque "sujo" umas telas, à meia volta.

Ou talvez pelo Amor adivinhado que tenho pela Arte, em geral, e pela
contemporânea, em particular.

Isto para dizer, porque o privilégio é meu, de usar este espaço, para falar do que amo.
O meu tempo é limitado, mas vou tentar vir com regularidade satisfatória. Desde
ontem quando tomei a decisão de escrever aqui, que tenho ponderado com quem começar
a minha intervenção, que desejo seja um diálogo, uma tertúlia, como
a "Amante de Letras" refere.

Isso é importante, como estímulo, e para dar utilidade à minha disponibilidade
para conversar, esclarecer, e até aprender de quem tenha o desejado gesto
de me comunicar o que desconheço (e é muito). Isso fica em
aberto...

Pois decidi, começar com Jackson Pollock. Ainda pensei, num
pintor (a) português, mas chauvinismos à parte a Arte é Universal,
não encontrei razões para a preferência, justamente para não
"coitadinhar" a Arte portuguesa, justamente por a priveligiar,
quanto é tão digna como as outras, mas não justifica uma referência de
arranque.

Pensei noutros nomes, dentro do período e expressão com
que decidi começar. Pensei em Francis Bacon, Alberto Giacometti,
Willem de Kooning, Mark Rothko, David Hockney, Paula Rego,
Andy Warhol, Lucien Freud, Jean-Michel Basquiat... Ainda
pensei noutros que andam por aí nestes dias a mostrar ao mundo
o que fazem e cujos nomes não seriam reconhecidos. Todos esses
ficarão para próximas vezes. Se quiserem. Está prometido.


Agora será J.Pollock.

A minha ideia é dar aqui elementos para descobrir o
interesse e importância de um dado artista. Escrever sobre ele
seria apenas a minha visão limitadora como tal. A ideia é que
cada um de vós, dotado das ferramentas de investigação o
vá descobrindo, primeiro, sem esforço, depois com algum,
e, por fim, se o achar justificado, com algum empenhamento.


Por isso deixarei uma foto de um trabalho que considero,
pela minha sensibilidade, marcante, uma citação do
próprio artista que expresse a importância do seu sentir,
links e alguma informação que facilite o acesso ao
trabalho, para que acda um se aproprie dele da forma
que lhe for mais confortável e adequada.

Assim, em relação a J.Pollock, aqui fica a imagem da sua pintura
"CATEDRAL"


Refiro apenas o seguinte: Pollock é-me particularmente interessante,
enquanto, também, pintor, no sentido em que expressou, diversas
vezes, que não queria ilustrar sentimentos, mas sim expressá-los.
Um exemplo, de como a Arte, une o que é aparentemente
diferente
, é ver o sentido que isto faz em Vincent (Van Gogh).
A pintura de Pollock é de expressão dramática. No início é semiexpressionista,
mas na sua evolução encontramos de uma forma psicológica profunda
toda a beleza delirante do caos. No seu desespero de
expressar o eu, procurava sinais pictóricos, entre a dor, a ansiedade
e a exuberância. Espírito atormentado, refugiou-se no álcool, e tentou saída através da psicanálise. Como todas as experiências na vida de um artista, reflectiu-se nos seus trabalhos.

Recomendo, vivamente, o visionamento, de um DVD, com um filme, baseado na
biografia de Jackson Pollock, que devido ao seu fiasco de vendas se encontra
nas grandes superfícies ao preço da "chuva". Vi-o, há dias, nas cadeias Jumbo,
por menos de 4€. Assim se vê o interesse que a pintura merece ao consumidor
comum. Também um outro filme sobre a vida da pintora Frida Khalo, levou o
mesmo destino. Esperemos o que vai suceder com "A Rapariga do Brinco de
Pérola", versão muito romanceada de um trabalho de Vermeer.


FILME:
Título: "Pollock"
Actores principais: Ed Harris e Marcia Gay Harden
Ganhou o óscar pelo desempenho de Marcia G:H:

CITAÇÃO:

" O artista moderno, parece-me, está a expressar
um mundo interior; por outras palavras, está a
expressar energia, movimento e outras forças
interiores"

LINKS:
www.artchive.com/artchive/P/pollock.html
www.metmuseum.org/works_of_art/viewone.asp?dep=21&viewmode=0&item=57.92
www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=%22jackson%2BPollock%22&meta=