domingo, novembro 20, 2005

LAURA OWENS


Laura Owens no estúdio


"Não tenho interesse em provocar desconforto,
mas também não me interessam pinturas estáticas.
As melhores pinturas são as que exigem
uma observação activa e discernente."

Laura Owens




Laura Owens nasceu em 1970, em Euclid, Ohio. Actualmente está em Los Angeles.


As pinturas de Laura Owens, são normalmente de grandes dimensões, entre os 3 e os 4 metros, na sua medida maior.


Há algum tempo, no seu blog, a "Amante de Letras" levantou a questão das vantagens e inconvenientes de colocar títulos nas obras. Laura Owen, só muito raramente põe um título.

Assume influências de numerosas fontes visuais, preferindo meios que criem ilusão através de formas rigorosamente definidas sobre superfícies planas, como acontece em filme, televisão, computador, etc.

Curiosamente, conjuga esse conceito, com uma aplicação original e variada da tinta sobre a tela, sugerindo ideias e sentimentos de leitura figurativa com traços simples, e conjugando isso com pássaros, cavalos, arranjos florais, evocando, até, estílisticamente, a pintura tradicional japonesa.

Quem examinar a obra global, encontrará pinturas, que ao primeiro olhar parecem puro expressionismo abstracto, para depois se intrepertarem num figurativo óbvio, através da análise cromática e das formas. Utiliza de forma sagaz a ordenação dos elementos, na composição, para criar tensão visual, sem atingir desconforto, como ela refere.

É muito cuidadosa com a relação entre as pinturas e o ambiente em que estão inseridas, priveligiando a atenção sobre a interacção daqueles com o observador. Em 1999, criou dois paineis, que ao serem expostos, foram colocados, em frente um do outro, em paredes opostas da galeria, utilizando o espaço tridimensional da mesma, de tal forma que o observador, ao parar entre elas, ocupava o espaço virtual da obra de arte.



Links
www.crownpoint.com/artists/owens/
www.artnet.com/ag/fineartthumbnails.asp?aid=12963
www.artcyclopedia.com/artists/owens_laura.html