Mirror of the water 1996
"Em mim faço arte, de mim faço arte. "
"Sou arte."
" O meu trabalho é uma revelação do pensamento.
Sinto prazer em projectar a atitude esotérica através do mundo interior."
Mariko nasceu em Tokio, em 1967. Nos anos 80 trabalhou como modelo e simultaneamente formou-se em design de moda.
No fim dos anos 80, esteve em Londres, onde aprofundou a sua formação em Arte. Em 1992, mudou-se para New York, onde desenvolveu o seu trabalho.
Nos anos 90 do século passado, Mariko surgiu no mundo da arte como um "alien" sedutor, de um mundo ainda por nascer.
Faz-se fotografar, como um personagem misto de "Manga" e ficção científica com laivos, obviamente orientais. Plástico e Cor. Assume-se como o produto artístico, numa consciência perturbadora do caracter efémero do seu trabalho, que pretende contrariar, fechando os fatos e elementos das suas produções em cápsulas de Plexiglass, com indicação de só serem abertas e reexpostas 25 anos depois. Cruzando o mundo da Moda e da Música com esoterismo filosófico, em que Budas voadores, em versão "manga" povoam as suas imagens sofisticadas com animação de várias camadas. Tem realizado filmes em 3 dimensões, videos com música repetitiva e insistente.
Incorporando-se nas suas instalações, como estrela estilizada, cria visões utópicas e simultaneamente lúdicas de grande impacte sensorial.
As produções dos seus trabalhos são de tal forma dispendiosas, que alguns consideram-nas as mais dispendiosas da história da arte (Nota: esquecem-se, no seu contexto, das grandes produções renascentistas) que para ser possíveis são financiadas por "sponsers" como a Sisheido e a Sony.
Links:
http://www.thedreamexperience.homestead.com/files/start.htm
http://www.mcachicago.org/MCA/exhibit/past/Mori/