domingo, abril 23, 2006

Livro & Filme


Romance alegórico de George Orwell. É, acima de tudo, uma sátira ferozmente crítica da Rússia Soviética e do autoritarismo, tanto sob a figura do capitalismo, como do socialismo, mas é também uma alegoria sobre todas as revoluções. Foi publicado pela primeira vez em 1945 e como, nessa altura, a URSS era aliada da Inglatera, o autor teve alguma dificuldade em publicar o livro.
O Triunfo dos Porcos ou Animal Farm conta também com uma adaptação para o cinema, produzida em 1999 e dirigida por John Stephenson.
A história:
Tudo começa quando um velho porco, o velho major convoca os animais de Manor Farm para uma reunião na qual expõe o sonho que teve: os animais sempre viveram subjugados pelo homem, embora este tenha capacidades inferiores às de qualquer deles. O homem é a única criatura que consome sem produzir - diz ele. O [Velho Major] sonha com a revolução que libertará os animais deste jugo e comunica aos outros o seu sonho, numa canção chamada [Animais de Inglaterra], que expõe a sua filosofia, o [Animalismo]. Três dias depois, o Velho Major morre.
Mas os animais começam a pensar nas suas vidas de outra forma, e organizam-se para preparar a revolução. Nesta altura começam a distinguir-se dois porcos- Napoleão e Bola de Neve. Eles começam a dar forma ao Animalismo quando, alguns meses depois, o Sr. Jones, o dono da quinta, que em tempos fora um bom agricultor e tratava bem os seus animais começa a beber e a maltratá-los e quando um dia regressa a casa embriagado esquecendo-se de alimentar os animais, a rebelião estala. O Sr. Jones ainda tenta reagir, mas é expulso pelos animais, que destroem os chicotes e outros símbolos das sua servidão e festejam a sua vitória comendo uma ração extra.
A quinta é rebaptizada com o nome de Animal Farm - A Quinta dos Animais - e os porcos, considerados os mais inteligentes entre os animais, redigem sete mandamentos que são escritos na porta do celeiro e que passarão a reger a vida da nova quinta:

1º - Tudo o que tem duas pernas é inimigo.
2º - Tudo o que tem quatro pernas ou asas é amigo.
3º - Nenhum animal usará roupas.
4º - Nenhum animal dormirá numa cama.
5º - Nenhum animal beberá álcool.
6º - Nenhum animal matará outro animal.
7º - Todos os animais são iguais.
Mas nada é eterno... o paraíso transforma-se e todos os mandamentos depressa se tornam um só:
Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros.
Convido-vos a ler o livro ou a ver o filme. :) Vale a pena!