sexta-feira, abril 07, 2006

Mário Viegas (n.10 Nov.1948, Santarém- m.01 Abril 1996, Lisboa) "A minha vida é o Teatro e o Teatro é a minha vida"

No 10º aniversário da sua morte, lembramos aqui Mário Viegas que morreu a 1 de Abril 1996, aos 47 anos. António Mário Lopes Pereira Viegas, actor, argumentista e declamador, popularizou-se pela sua potente voz e atitude crítica e pelo seu característico estilo de humor, através das principais dramaturgias contemporâneas e da televisão em programas de divulgação de poesia, como “Palavras Ditas”, “Palavras Vivas”, Marginalidades na RTP2
Foi também foi um dos fundadores da Companhia Teatral do Chiado e um dos fundadores do Novo Grupo e do Grupo 4.
Foram vários os prémios que recebeu. A Casa da Imprensa distinguiu-o com dois galardões e a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro premiou-o quatro vezes. Recebeu ainda o Prémio Garrett, o Prémio de Honra do Festival de Teatro de Sitges e o Prémio de Melhor Actor no Festival Europeu de Cinema da Corunha (ambos em Espanha).
Em 1993, a Câmara Municipal de Santarém atribuiu-lhe a Medalha de Mérito e, em 1994, tornou-se comendador da Ordem do Infante D.Henrique.
Da sua passagem pelo cinema registam-se os seguintes títulos:
Agora para lembrar este «génio artístico» poderemos ver uma exposição que estará patente na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), em Lisboa, constituída por fotografias do actor, de cena, em ensaios ou de promoção, e que foi apresentada no Museu Nacional do Teatro em 2001, além dos textos originais, manuscritos e dactilografados, de sua autoria em exposição pela primeira vez.
Ainda da responsabilidade do jornal Público e apresentada por Júlio Isidro, no Centro Cultural e Regional de Santarém - Fórum Actor Mário Viegas, é a colecção de 12 CDs que homenageia Mário Viegas com design gráfico de José Santa- Bárbara. A colecção integra a reedição digital dos dez álbuns de poesia editados pelo actor e inclui ainda dois inéditos compostos por "gravações em cassetes" que José Niza, autor dos livros que acompanham cada CD com a poesia declamada e uma biografia de partes da vida do actor, desde a sua infância e adolescência em Santarém até à sua morte, encontrou na casa de Mário Viegas, na residência da mãe e na Companhia Teatral do Chiado, em Lisboa, por ele fundada.



Ver mais em:

http://www.revista.agulha.nom.br/ag34viegas.htm

http://www.companhiateatraldochiado.pt/

ou o Documentário MÁRIO VIEGAS... E TUDO

Portugal, 1997
Betacam SP, cor, 59
´ProduçãoRTP [Fernanda Teixeira]
Realização/Argumento Maria João Rocha
Fotografia Jorge Meireles
Música Luís Cilia
Som José Courinha