sábado, junho 24, 2006

Eduardo Kac

Alba

Photo: Chrystelle Fontaine


Eduardo Kac nascido em 1962 no Rio de Janeiro é um artista reconhecido pelas suas obras em bio-arte ou arte transgénica.
Utiliza a biotecnologia e a genetica para criar trabalhos provocadores de modo a dar a conhecer a tecnologias involvidas nas suas obras, tecer criticas a estas e gerar discussão publica sobre a manipulação genetica.

A sua obra mais conhecida talvez seja o "GFP Bunny" em que Kac em colaboração com um laboratorio Frances concebeu um coelho albino em que tinha sido implantado uma proteina verde flourescente retirada de um tipo de medusa, sendo que quando este era iluminado com uma luz ultravioleta o coelho ganha um brilho verde.

Alba como Kac e a sua familia chamaram ao coelho iria viver durante algum tempo com Eduardo numa galeria sendo que após esse periodo iria para a sua casa para la viver definitivamente, mas tal não foi possivel porque o laboratorio que o produziu decidiu que este iria ficar no ambiente de laboratorio e não seria entregue a Kac tal como acordado.
O coelho morreu no laboratorio pouco depois deste o ter criado por razões desconhecidas, o que gerou discussão sobre a idade que o coelho teria e se Kac não teria simplesmente comprado um coelho já existente no laboratorio, visto que há muito tempo que existem seres com a mesma proteina implantada em laboratorios em todo o mundo.

Além desta obra Kac tem varias outras, como um ecosistema artificial populado por amoebas, ratos e plantas todos implantados com a mesma proteina, tambem faz parte desta obra um robot cujas acções são condicionadas pelas mudanças na colonia de amoebas que funciona como um cerebro para este.

Para mais informaçoes visitar:
www.ekac.org