segunda-feira, junho 05, 2006

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (Partilha Literária)



“Desejo dizer que há gente que não acredita em amor à primeira vista. Outros ao contrário, além de acreditar afirmam que este é o único amor verdadeiro. Uns e outros têm razão. É que o amor está no coração das criaturas, adormecido, e um dia qualquer ele desperta, com a chegada da Primavera ou mesmo no rigor do Inverno. [...].
De repente, o amor desperta de seu sono à inesperada visão de um outro ser. Mesmo se já o conhecemos, é como se o víssemos pela primeira vez e por isso se diz que foi amor à primeira vista. Assim o amor do Gato Malhado pela Andorinha Sinhá.”


in “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – uma história de amor” de Jorge Amado [Publicações Dom Quixote]


Este é mais um dos livros que li durante a minha adolescência e tive o prazer de o reler há pouco tempo... É um dos livros que me despertou o gosto pela escrita de Jorge Amado.
O livro “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – uma história de amor” conta a história de um gato malhado solitário, muito mau e egoísta, que passava os dias a fazer maldades aos outros animais da floresta. Até que um dia conhece uma andorinha que, ao contrário dos restantes animais, não tem medo dele. O tempo foi passando, e o gato malhado descobre que está apaixonado pela andorinha e é correspondido.
Será que o amor entre um gato e uma andorinha, apesar de todas as diferenças entre eles, consegue sobreviver? ... Agora vais ter que ler esta história para o saberes...