segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Merzbow

A banda é formada por Masami Akita nascido em Toquio em 1956 e estudou arte na universidade de Tamagawa sendo ai que teve contacto com o termo Merz de Kurt Schwitters que significa arte feita do lixo de outrem e com o seu Merzbau de onde Massami Akita retira o nome para o seu projecto.

Existente desde o final da decada de 1970 começou a lançar a sua musica atraves da sua propria editora por volta d 1980. Lançou em 2000 a Merzbox com 50 CDs sendo que 20 deles nunca tinham sido publicados.

Este é um projecto de musica experimental noise com alguma popularidade na cena noise japonesa, tendo sido comparado a bandas como Throbbing Gristle, uma banda de musica industrial inicial (1975+-) e musica exprimental, que Massami Akita admite ter alguma influencia no seu som.

Começou por fazer a sua musica utilizando "Tape loops", pedaços de fita magnetica unidos ponta a ponta d modo a poderem ser tocados continuamente, tendo mais tarde incorporado alguns instrumentos eletronicos e por vezes guitarra, e tendo nos ultimos albuns começado a usar ferramentas digitais embora a sua musica continue a ser considerada simples barulho pela maior parte das pessoas.

Com ele colaboraram varios artistas da cena noise japonesa como Massona e muitos outros da musica experimental como Genesis P-Orridge(Throbbing Gristle, Psychic TV) e Mike Patton(Faith No More, Mr.Bungle, Tomahawk, Fantômas...).

Merzbow é um projecto musical que mostra o que de mais extremo e alternativo há na musica embora como já disse grande parte das pessoas consideram este som apenas ruído mas cada um pode ter a definição que quiser de musica embora no fundo ela não passe de som, produzido e organizado de uma ou outra forma nem sempre feita para ser agradavel ao ouvido de todos :)

http://en.wikipedia.org/wiki/Merzbow (tem 1 sample)
http://en.wikipedia.org/wiki/Noise_music
http://en.wikipedia.org/wiki/Industrial_music
Site Oficial em Japones