quarta-feira, agosto 30, 2006

Debate O OLHAR CRÍTICO na Culturgest



O blog 'O Melhor Anjo' da autoria do crítico Tiago Bartolomeu Costa comemora 3 anos a 08 de Setembro, com um debate sobre a crítica de artes performativas, intitulado O OLHAR CRÍTICO. O debate decorre no dia 08 de Setembro, às 18h00, na Culturgest, e conta com a presença de Augusto M. Seabra (sociólogo e crítico, Público), Maria José Fazenda (antropóloga, ex-crítica, Público), Miguel-Pedro Quadrio (professor universitário, crítico, Diário de Notícias) e Tiago Bartolomeu Costa (autor do blog 'O Melhor Anjo', crítico de dança no Público). Moderação de Mónica Guerreiro (consultora no Instituto das Artes, ex-crítica, Blitz).


Sendo, até à data, o único espaço virtual dedicado exclusivamente à crítica e reflexão sobre artes performativas tem, através da publicação regular, procurado criar uma alternativa para o discurso crítico.
Com o tempo tem vindo a constituir-se como uma relevante base de informações, onde se reúnem contributos de diversos autores, se propõem outras abordagens para os objectos artísticos, se buscam formas de contrariar a efemeridade dos espectáculos, ao mesmo tempo que procura pensar sobre o lugar da crítica e do discurso crítico. Para celebrar este aniversário 'O Melhor Anjo' propõe, em colaboração com vários espaços na cidade, um conjunto de iniciativas sob o signo da observação, que mais não querem do que contribuir para uma maior discussão sobre o papel da crítica num contexto cultural tão carente de discussão (e, por vezes, cúmplice dessa carência). Uma festa para a qual estão todos convidados.


Tiago Bartolomeu Costa

***
Mais informações:
o_melhor_anjo_@aeiou.pt

[Tiago Bartolomeu Costa é crítico de teatro e dança. Colabora com várias publicações nacionais e estrangeiras, entre as quais, o jornal Público, as revistas Mouvement, Ballet-Tanz e Sinais de Cena e o site http://www.idanca.net/. É editor do blog de crítica O Melhor Anjo e membro do Conselho Consultivo Internacional do festival Divadelná Nitra, na Eslováquia.]