segunda-feira, agosto 21, 2006

História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar (Partilha Literária)




“Protegemos-te desde que saíste da casca. Demos-te todo o nosso carinho sem nunca pensarmos em fazer de ti um gato. Queremos-te gaivota. Sentimos que também gostas de nós, que somos teus amigos, a tua família, e é bom que saibas que contigo aprendemos uma coisa que nos enche de orgulho: aprendemos a apreciar, a respeitar e a gostar de um ser diferente. É muito fácil aceitar e gostar dos que são iguais a nós, mas fazê-lo com alguém diferente é muito difícil, e tu ajudaste-nos a consegui-lo. És uma gaivota e tens de seguir o teu destino de gaivota. Tens de voar.”

in
“História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar” de Luís Sepúlveda [Edições Asa]

Nesta partilha literária começo por fazer uma confissão: adoro fábulas! É por isso que decidi partilhar convosco mais um livro em que as personagens principais são um gato e uma gaivota.
No livro “História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar”, Luís Sepúlveda conta o encontro de Zorbas, um grande e gordo gato preto que passa os dias a apanhar sol, com uma gaivota moribunda, que se perde depois de ter sido apanhada por uma maré negra e acaba por fazer da varanda de Zorbas o seu último destino. Porém, antes de morrer, põe um ovo e convence Zorbas a fazer três promessas: não comer o ovo, cuidar do ovo até que nasça a gaivota, e ensinar a gaivota a voar. Zorbas, com a ajuda dos seus amigos gatos, consegue cumprir as duas primeiras promessas. Mas, será que conseguirá ensinar a gaivota a voar???...