sexta-feira, setembro 14, 2007

Given To The Rising





Existem bandas que são impossíveis de catalogar.
Bandas imprevisíveis, em constante mutação e evolução. Bandas que nos surpreendem em cada lançamento.
O primeiro contacto que tive com uma banda assim foi quando um álbum chamado ‘Through Silver In Blood’ entrou na minha aparelhagem.
Comprei o álbum em segunda mão porque fiquei bastante curioso depois de ler um artigo sobre uma banda chamada Neurosis.
Quando o ouvi detestei. A música simplesmente não fazia sentido.

Alguns anos depois tive a sorte de comprar um número da Metal Hammer que trazia um cd com várias bandas. Cheguei a casa e, enquanto devorava a revista, os primeiros acordes do ‘The Doorway’ invadiaram os meus ouvidos! Peguei na caixa e procurei o nome da banda que tinha escrito esta canção genial – NEUROSIS!
Nunca tinha ouvido um som assim! Completamente diferente. Um som… monstruoso. Verdadeiramente ‘pesado’!

A partir daquele dia a minha opinião sobre esta banda mudou radicalmente.
O álbum ‘Times Of Grace’ é um dos meus álbuns favoritos de sempre, e Neurosis uma das minhas bandas favoritas.
E como todos precisamos de ter ídolos, eles são os meus.
Ser impossível de descrever é uma qualidade, mas se os tivesse que definir diria visionários.
Hoje, quando ouço álbuns como ‘Through Silver In Blood’ a música faz, agora, todo o sentido.

E tudo o escrevi é confirmado no novo álbum ‘Given To The Rising’.

Depois de um álbum calmo e depressivo como ‘The Eye Of Every Storm’, editam um álbum incrivelmente poderoso, com uma produção obscura.
Conseguiram, como sempre, surpreender-me e criar mais uma experiência sonora (sim porque não podemos apenas ouvir Neurosis, temos que sentir e perceber).
Além da genialidade de sempre, conseguiram criar um ambiente negro em torno de todo o álbum. Um autêntico labirinto de emoções.
Quando chegou ao fim, experimentei um estranho sentimento de felicidade, não pela música ser alegre, mas por ainda haver bandas assim.
Mais uma vez afirmo: “Neurosis, obrigado por existirem!”.

Muito Bom!