terça-feira, setembro 04, 2007

O TEATRO ALEMÃO NO EXÍLIO NOS EUA
(PT)
Exposição
Comissariada por Patricia-Laure Thivat (CNRS)

7 a 30 de Setembro

Teatro Garcia de Resende, Évora

7 de Setembro
Inauguração
18h
Teatro Garcia de Resende, Évora
22h
Recital Machine lyrique
Anabela Duarte canta Weil e Vian!


Sobre o Projecto
Exposição concebida por Patricia-Laure Thivat, investigadora do CNRS, especialista da emigração alemã nos Estados Unidos.

«Aquele que não viveu o exílio não compreende como ele tinge de cores fortes o nosso sofrimento, nem o quanto ele sobre nós lança de nocturno e venenoso». Quando Henrich Heine escreveu estas linhas, em 1840, antecipa a catástrofe que se iria abater sobre a intelligentsia alemã um século depois. Nos anos 30 e 40, mais de 4000 artistas de teatro alemão e austríaco abandonaram a Europa. Mil de entre esses refugiaram-se nos Estados Unidos. A sua história é-nos contada através desta exposição onde se reunem mais de 90 fotografias evocando Bertolt Brecht, Erwin Piscator, Max Reinhardt, Ernst Toller e tantos outros.

Sobre a exposição
Reúne fotos da colecção da autora, obtidas em arquivos durante as missões de investigação realizadas na Alemanha e nos Estados Unidos: um corpus de 95 fotos, com legendas e comentários que apresentam um olhar tão exaustivo quanto possível sobre o tema.

Primeira edição em Outubro de 2003, no Goethe Institut de Bordeaux, sob os auspícios da Mairie de Bordeaux e do Conseil Régional d’Aquitaine.

Segunda edição em Lyon, em Outubro-Novembro de 2004, no Goethe Institut de Lyon.

Terceira apresentação em 2006, em Dezembro de 2006, em Paris, na Maison Heinrich Heine (Cidade Universitária).

Catálogo
Thivat, Patricia-Laure, Culture et émigration. Le théâtre allemand en exil aux USA. 1933-1950, com prefácio de Michel Werner. Bordeaux, Art & Primo, 2003.

Programa Complementar
Conferência-apresentação, pela Prof. Doutora Patricia-Laure Thivat (CNRS)

Com o apoio do ARIAS (atelier de recherche sur l’intermédialité et les arts du spectacle)/ CNRS.

Fonte: Agenda Cultural de Évora