quinta-feira, setembro 20, 2007

A instalação "Venha a nós o Vosso Reino",
patente desde segunda-feira (dia 3 de Setembro) na Galeria Karnart, propõe, nas palavras do seu autor, Nuno Moreira, "uma reflexão sobre os ritos", convocando para tanto fotografias e objectos diversos.
"O título da exposição poderá parecer - e é, mas num bom sentido - provocativo. Não há nela nada de ofensivo. O que mostro aponta mesmo num sentido bastante construtivo", disse hoje o artista à Lusa.
Na opinião de Nuno Moreira, as pessoas envolvem-se por vezes mecanicamente, e sem reflectirem, nos ritos, qualquer que seja a sua índole, mas principalmente os religiosos.
Contou, a propósito, ter tido a ideia desta exposição depois de ver, numa igreja de Lisboa, um grande número de caixas de donativos (esmolas).
"Isto causou-se uma impressão extraordinária, negativa", confessou.
Além de fotografias, a instalação, patente até ao dia 21 de Setembro, inclui objectos diversos articulados, precisou o artista, no sentido de induzir à reflexão sobre a "ideia do rito".
Um desses objectos é uma caixa em acrílico em forma de urna. Para que um rito se cumpra, pede-se ao visitante que, numa folha de papel, a colocar na urna, formule um desejo...

Nuno Moreira tem 25 anos e é licenciado em audiovisuais e multimédia. Tem realizado trabalhos nas áreas performativas, design e fotografia.
Recentemente, teve patente em Lisboa na Galeria Goma 386 uma exposição de fotografia, Light Against Time, que em Outubro será apresentada no Porto, seguindo-se outras capitais de distrito.
© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Estudo sobre o RITO.
de 3 a 21 de Setembro, das 21h às 23h
KARNART - Criação e Produção de Objectos Artísticos, Associação
Rua da Escola de Medicina Veterinária, 21, 1000-127 Lisboa
Tel. 213 152 192 | Fax. 213 152 192 | Tm. 914 150 935
www.karnart.org

Enviado por: Nuno Moreira