terça-feira, abril 24, 2007

Citações brilhantes de António Lobo Antunes

Penso que as mulheres são mais ciumentas do trabalho que das outras mulheres. Mas eu entendo isso. Eu não gostaria de viver com uma mulher que escrevesse porque, se fosse como eu, estaria tão concentrada no trabalho que não existiria mais nada.

fonte: Conversas com António Lobo Antunes, de María Luisa Blanco, 2002


Só há grupos onde existem fraquezas individuais.

fonte: Diário de Notícias, 18.11.2003

Não gosto de ir a determinados ambientes, porque também me dou conta de que há um terror reverencial que impede a proximidade. Estão sempre à espera que diga coisas inteligentes e, por sua vez, protegem-se não falando.

fonte: Conversas com António Lobo Antunes, de María Luisa Blanco, 2002


Esquecer uma mulher inteligente custa um número incalculável de mulheres estúpidas.

fonte: Livro de Crónicas, 1998

O desgosto é a melhor forma de assassínio por nunca se encontrar a arma do crime.

fonte: Livro de Crónicas, 1998

Um amigo meu, o Daniel Sampaio, talvez o melhor psiquiatra português, costuma dizer que só os psicóticos são criadores. Você fala com um neurótico e são tipos que não são nada, que são chatos, repetitivos. Os psicóticos são espantosos, dizem frases espantosas, estou-me a lembrar de uma que era «aquele homem tem uma voz de sabonete embrulhado em papel furtacores». Isto é uma frase do caraças.

fonte: Expresso, 07.11.1992

Confesso que a curiosidade veio de algo que a administradora do blog me disse há tempos.