quinta-feira, maio 07, 2009

Os filmes do IndieLisboa que Leiria vai ver de 7 a 10 de Maio

Os filmes do IndieLisboa que Leiria vai ver de 7 a 10 de Maio

O IndieLisboa - 6º Festival Internacional de Cinema Independente chega quinta-feira, dia 7 de Maio, a Leiria para uma extensão de quatro dias nos teatros José Lúcio da Silva e Miguel Franco.

PROGRAMAÇÃO

7 de Maio - Teatro José Lúcio da Silva, 14h30 - Entrada Livre

Indie Júnior, curtas-metragens para maiores de 3 anos: “Nicolas & Guillemete” passa-se numa loja de pequenas personagens de plástico. Nicolas é o único completo e decide acabar de construir Guillemete. Não o faz bem e a pequena dançarina fica um monstro de mil cabeças. Durante uma tarde chuvosa, uma criança cai num “Circo de Caracóis” de sonho. Jonas tem quatro anos e vai a caminho da primeira aula de natação em “A Lição de Natação”. Assustado, tenta fugir, mas cai à piscina, sem ninguém reparar e tem de se salvar a si próprio. “Onde Quer que Vás, Lá Estarás” é o encontro revelador entre uma mulher e uma idosa. Um entomologista descobre uns insectos desconhecidos e quer juntá-los à sua colecção, mas em “As Novas Espécies” os bicharocos não querem ser objectos de museu. Quando Miriam encontra velhas fotos, começa a ver o mundo a preto e branco. Mas em “As Cores de Miriam” há um arco-íris aonde se podem ir buscar as cores de volta. Uma rapariga chora em “Cogumelos de Chocolate” porque uns cogumelos que adoram chocolate comeram o bolo que ela fez. Mas arrependem-se e vão fazer-lhe um novo. Num outro planeta onde a regra é a ordem, há um miúdo que adora causar problemas e mudar tudo à sua volta. Isto é “Ex-E.T.”.

8 de Maio - Teatro Miguel Franco, 21h30 - Bilhetes: 1 euro

"Louise-Michel", de de Benoit Delépine e Gustave Kervern, Ficção, França, 2008, 91': Que Benoît Delépine e Gustave Kervern são politicamente incorrectos, já sabemos pelo menos desde “Manual de Instruções para Crimes Banais” e “Aaltra”. Que este filme seja dedicado a Albert Libertad, um lendário anarquista francês, e tenha como título o nome de outra figura histórica do movimento anarquista dá-nos logo uma ideia do que podemos esperar de Louise-Michel. As trabalhadoras de uma fábrica de brinquedos em dificuldades encontram uma manhã o edifício vazio, sem maquinaria e sem saber onde pára a equipa de gestores. A proposta de Louise passa por juntarem o dinheiro de que dispõem para contratar um mercenário para assassinar o patrão. Uma comédia arrasadora sobre o nosso admirável mundo novo (o do neo-liberalismo e da globalização) que dá todo um novo sentido à velha máxima “trabalhadores de todo o mundo, uni-vos”.

9 de Maio, Teatro Miguel Franco, 21h30 - Bilhetes: 1 euro

"Tony Manero", de Pablo Larrain, Ficção, Brasil, Chile, 2008, 98': Vamos imaginar dois cenários. O primeiro é o Chile comandado por Pinochet, naquele final dos anos 70, quando o ditador mandava prender, torturar e matar qualquer desertor. O segundo é “Saturday Night Fever,” o filme de 1977 que granjeia a John Travolta o estrelato mundial. Agora voltamos ao Chile para misturar estes dois quadros num concurso promovido por uma televisão local para escolher o melhor Tony Manero (a personagem celebrizada por Travolta nesse filme). É então que entra Raúl, um oportunista que acredita ser o único e verdadeiro Tony. Vai concorrer e ganhar – ele sabe que sim. Vai dançar sob as luzes da ribalta, concretizando o seu sonho perante todo o povo chileno. Por via das dúvidas, esta personagem imoral vai tomar medidas para que assim aconteça. O filme estreou em Cannes e tem sido um sucesso. Até porque atrás deste aparente absurdo há o retrato de uma sociedade com profundos problemas de identidade e ainda em desassossego com o passado.

10 de Maio - Teatro José Lúcio da Silva, 21h30 - Bilhetes: 1 euro

Prémio do Público Johnnie Walker para Melhor Curta-metragem: "Visita Guiada", de Tiago Hespanha, Documentário, Portugal, 2009, 56’: Todos os anos milhões de turistas visitam Portugal para descobrir o país, o seu povo e cultura. Muitos têm contacto com guias turísticos, que transmitem a história e a identidade nacional, ilustrando o modo como nos olhamos a nós próprios. Este filme é sobre o modo como essa identidade é construída e interpretada.

Entre 15 e 18 de Maio, o Indie leva o cinema independente até ao Cine-Teatro de Alcobaça.


Fonte: Região de Leiria Online