quinta-feira, novembro 10, 2005

Stanley Kubrick


Como meu primeiro post neste blog colectivo queria começar por falar da forma de arte que me é mais querida- o Cinema. Conjugando esta minha vontade com outros factores, decidi falar um pouco sobre a obra de um dos cineastas mais marcantes da história do cinema. Por estes motivos e outros escolhi Stanley Kubrick, um realizador que faz a transição entre a época clássica do Cinema e o Cinema contemporâneo. Kubrick é, na minha opinião um génio por variadas razões das quais destaco a seguinte: não se limitou a um género. Kubrick filmou ficção científica (2001: A Space Odyssey) filmou comédia ( Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb) filmou guerra (Full Metal Jacket) fimou terror (The Shining) e o que conseguiu para além e ainda mais importante do que filmar obras primas, foi reler e revolucionar esses géneros.
No entanto, falar de Kubrick é também falar de A Clockwork Orange. Porquê? Só quem não viu o filme pode colocar esta questão. Pode-se gostar, pode-se não gostar mas não se sai indiferente.
E há de facto mais razões para falar hoje de Kubrick. Um coleccionador teria que gastar muitas horas à procura do filme em DVD, já para não falar da quantidade de euros que teria de dispender mas hoje a revista Sábado lança o primeiro DVD de uma colecção de 5 filmes de compra opcional com a revista. Uma boa ocasião para conhecer Kubrick e para ver bons filmes.
links indispensáveis: