quinta-feira, dezembro 08, 2005

Silêncio a Solo

David Fonseca começou uma carreira a solo, depois do êxito retumbante com os Silence 4. Nesta nova incursão musical, tem a seu lado o génio e o talento de Mário Barreiros. O disco “Sing Me Something New” marca o início de um caminho que promete novos êxitos para o cantor e compositor de Leiria.
Nesta sua aventura musical a solo, David Fonseca assumiu a solidão e fez tudo sozinho, músicas, arranjos e as letras: "Fiz mesmo tudo, só tive a meu lado Mário Barreiros (baixo e bateria), ele tem uma enorme abertura, muitas opções, um ouvido excepcional e imenso talento." O disco saiu em 2003, teve um bom nível de vendas e o êxito alcançado deu força a David Fonseca para prosseguir a carreira a solo.
Desde o final de 2004 que trabalha no seu novo disco. Como gosta de fazer tudo perfeito, suspendeu a presença em concertos: "Dedico-me em exclusivo à composição, caso contrário nada sai perfeito". David Fonseca já tem saudades dos Silence 4 mas não está arrependido do silêncio que o grupo impôs a si próprio: "O fim da banda tinha que acontecer, em 2001 parámos para respirar, já ninguém tinha vontade de fazer o que andávamos a fazer. E depois da paragem, não houve vontade de continuar, os membros do grupo deixaram de se contactar e cada qual seguiu o seu caminho".
O grande êxito da sua carreira musical é e vai continuar a ser o disco "Silence Becomes It", que vendeu 240 000 cópias e revelou David Fonseca ao grande público como compositor e escritor de canções. Em inglês, como manda o estilo das bandas do género. Quando começou, a sua formação musical limitava-se a dois anos de aulas de piano, órgão e solfejo, com um professor particular, entre os 8 e os 10 anos. Depois desistiu e esqueceu tudo o que aprendeu. Só regressou ao mundo da música quando fez 18 anos: "Comprei um livro e aprendi por ele a tocar guitarra. Desde então, tornei-me um auto-didacta. Toco todos os instrumentos mas não toco bem nenhum". David Fonseca tem uma preferência especial pela bateria, mas nem esse instrumento domina na perfeição. Mas tem um sentido musical muito apurado: "Quando gosto de um som, vou tocá-lo, custe o que custar, apurando sempre o que vai saindo. Eu era complexado por não ter formação musical, mas Mário Barreiros tirou-me esse complexo. Ele ensinou-me que o importante na música é sabermos o que queremos fazer. E isso, eu sei."
Caminhos. David Fonseca não tem a certeza que o novo disco saia ainda este ano. Apesar dessa incerteza, recusa fazer concertos. Mário Barreiros trabalha na produção da nova obra, mas ainda nada se sabe sobre o caminho a seguir: "Isto ainda está muito abstracto, ainda não sabemos que caminhos vamos seguir. Para já, estamos a trabalhar muito, esgotamos as ideias para ver se vale a pena prossegui-las".
A música, para David Fonseca, é mais prazer que profissão: "Vim para a música por vontade própria e não como profissional, por isso, não faz sentido fazer discos iguais. Exijo de mim próprio transformar a minha interpretação e a minha composição, eu quero evoluir sempre. Por isso ainda estamos à procura de novos caminhos".
David Fonseca já tem uma nova banda para os concertos e apta a trilhar os novos caminhos que tenta desbravar com Mário Barreiros. Fez audições, ouviu muitos candidatos e escolheu quem lhe pareceu melhor. Mas alguns, foram convidados: "Com as audições, conheci muitos e bons músicos, metade da banda foi formada nestas audições, a outra metade veio por convite, O Paulo Pereira, a Rita Pereira e o Peixe. Como estamos muito no início, está tudo em aberto. Os ensaios começaram agora e há uma novidade, alguns temas são em Língua Portuguesa. Só posso dar uma garantia, vamos produzir um som de qualidade".
A banda é constituída por Sérgio Nascimento (bateria), que já tocou com Sérgio Godinho e os Despe & Siga, Peixe (guitarra eléctrica) que esteve nos Ornatos de Violeta, Rita Pereira (piano), Paulo Pereira (teclados), Nuno Simões (baixo) e Ricardo Fiel (guitarra).
Imagem. A fotografia e o cinema entraram na vida de David Fonseca há muitos anos. Depois de uma passagem de dois anos pela Escola de Belas Artes de Lisboa, matriculou-se na Escola Superior de Cinema e concluiu o bacharelato, especializando-se na área de direcção de imagem. A fotografia é uma das suas paixões e enquanto estudante fotografou para catálogos de moda. "No ano em que acabei o curso, assinei contrato com a Universal e nem o estágio fiz, nunca mais tive tempo para outras coisas, a música ocupava-me a cem por cento. Tenho pena de não fazer cinema, mas um dia volto, mas então vou ter de parar com a música", disse David Fonseca. No cinema prefere a "direcção ou assistência de imagem". Foi nesta área que se especializou.
A sua experiência na área da fotografia e cinema tem-lhe sido útil: "Sou eu que faço sempre as fotos e a promoção dos meus discos. É bom, porque poupo muito dinheiro e faço o gosto ao dedo". David Fonseca, apesar da sua especialização na área do cinema, nunca fez os videoclips dos Silence 4, porque quando chega a altura de fazer esse trabalho faltam poucas semanas para entrar em estúdio: "Quando vamos para a gravação, temos de dar tudo e fazer vídeo exige uma boa preparação e sobretudo exige tempo. Assim, tenho-me limitado a discutir as ideias com Pedro Cláudio, que tem sido sempre o realizador dos nossos vídeos".
Depois dos êxitos com a banda Silence 4, David Fonseca está a tentar repetir esse êxito a solo. A preparação do segundo disco está a ser cuidada ao pormenor e o resultado final vai ter a marca de Mário Barreiros. Tudo aponta para que o público se renda à nova fase do cantautor de Leiria.
Entre a Imagem e a Música
David Fonseca nasceu em Leiria, em 1973. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa de 1992 a 1994. Entre 1994 e 1997 frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema, onde conclui um bacharelato em cinema, na área de direcção de imagem. Durante este período, foi fotógrafo, uma das suas paixões. Fotografou para diversos catálogos de moda, participou em várias exposições colectivas e realizou exposições individuais.
O mundo da música abriu-se para David Fonseca, em 1995, quando criou o grupo Silence 4, onde se revelou como compositor e cantor, dividindo o seu tempo entre os estudos e a banda. Em 1998 os Silence 4 editaram o seu primeiro disco, "Silence Becomes It", que vendeu 240.000 cópias, conquistando seis discos de platina.
Entre 1998 e 2000, percorreu o país e o estrangeiro em digressão com a banda, voltando às edições discográficas com "Only Pain Is Real. Depois de um breve hiato, David Fonseca volta aos discos em 2003, com o seu primeiro disco a solo "Sing Me Something New" e a uma nova digressão.
A sua participação em discos de outros artistas é também frequente. Trabalhou com Sérgio Godinho, Trovante e Phase. Em finais de 2004 os Silence 4 lançaram o seu último disco "Ao Vivo No Coliseu" e David Fonseca integrou a banda Humanos, ao lado de Camané e Manuela Azevedo (Clã), onde cantou novos temas de António Variações. A sua vertente de fotógrafo está patente em todos os discos onde esteve envolvido, com destaque para o seu disco a solo, onde o booklet, de 100 páginas, é ilustrativo de algum do seu trabalho fotográfico.