terça-feira, maio 16, 2006

Dicionário do Cinema Português 1989-2003



Jorge Leitão Ramos, crítico de cinema do Expresso, publicou em 1989 o Dicionário do Cinema Português 1962-1988 (Caminho), ainda hoje um instrumento de consulta indispensável. Quando concluiu esse trabalho, o autor não tencionava continuar o dicionário nem recuar aos anos anteriores a 1962, data que marca o advento do Cinema Novo.

No entanto, o seu editor, Zeferino Coelho, percebeu a novidade e utilidade do Dicionário e desafiou o crítico a prosseguir a empreitada. Leitão Ramos aceitou, e dedicou mais de uma década a reunir materiais diversos . Dessa investigação nasceu o Dicionário do Cinema Português 1989-2003, estando anunciado para daqui a dois ou três anos o Dicionário do Cinema Português 1896-1961. Tudo indica que os três tomos ficarão como a mais importante obra de conjunto sobre a nossa cinematografia.

Embora este dicionário tenha imensos nomes e factos, é também assumidamente uma obra de opinião, visto que Jorge Leitão Ramos inclui os textos que foi escrevendo no Expresso (desde 1976). Este dicionário é um livro de referência e uma antologia crítica, na linha de um polémico dicionário subjectivo do crítico inglês David Thompson. O autor explica "Não me interessava fazer uma mera recolha de dados biográficos e de fichas técnicas. Eu sou um critico de cinema e não fazia sentido não juntar um comentário. Mas os factos estão lá, e perfeitamente separados da opinião".

(excerto de um texto de Pedro Mexia e Nuno Fox)

Link: http://dn.sapo.pt/2006/02/02/artes