segunda-feira, junho 12, 2006

Gonçalo M. Tavares

A convite da Comissão de Curso do Mestrado em Criações Literárias Contemporâneas, o escritor Gonçalo M. Tavares deslocar-se-á à Universidade de Évora, no dia 16 de Junho, para proferir uma conferência a ter lugar no Anfiteatro I do Colégio Luís António Verney, pelas 17h. Será decerto um privilégio para toda a comunidade académica poder dialogar com o autor de um livro tão premiado como Jerusalém, onde um certo estudioso procura "entender o horror da História, e com isso os homens." Este será um pensamento que decerto deverá interessar a quem investiga numa Universidade, não se devendo, por isso, ignorar o alcance da escrita deste jovem autor, que partilhará connosco algumas reflexões ligadas à sua experiência criativa.
(Texto da Directora do Mestrado, Professora Doutora Maria Antónia Lima)
Breve Biografia:
Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970. Foi Bolseiro do Ministério da Cultura, IPLB com uma bolsa de Criação Literária para o ano 2000, na área de poesia.
Em Dezembro de 2001 publicou a sua primeira obra: Livro da Dança, na Assírio e Alvim.
Recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso com a obra O Senhor Valéry (publicado na Editorial Caminho
em 2002) e o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, com Investigações. Novalis (Difel).
Publicou O homem ou é tonto ou é mulher e A colher de Samuel Beckett e outros textos, ambos na Campo das Letras e adaptados para teatro.
Está representado em antologias de poesia publicadas na Holanda («Hotel Parnassus, Poetry International 2002») e na Bélgica («Het laatste anker», «O último
refúgio, 300 poemas de todo o mundo sobre a morte», Lannoo/Atlas), e editado em revistas inglesas e americanas.
Traduzido para italiano com um conto inserido na antologia «Racconti senza dogana», «Jovens escritores para a nova Europa» (Gremese Editore).
No grupo OuLIPO (França) foi realizada, em 2003, uma leitura de algumas histórias de O Senhor Valéry (com tradução e leitura de Jacques Roubaud).
Ainda em 2003 publicou O Senhor Henri (Caminho).
O Senhor Valéry foi traduzido para francês, com um prefácio de Jacques Roubaud, e editado em Setembro de 2003 na «Joie de Lire».
O ano de 2004 assistiu ao crescimento do «Bairro» com o lançamento de O Senhor Brecht e O Senhor Juarroz.
Publicou os romances: Um homem: Klaus Klump, em 2003 e A máquina de Joseph Walser (2004) na Caminho.

Em 2005 publica, também na Editorial Caminho, a obra vencedora de dois prémios, Jerusalém.

Vencedor, em 2004, do Prémio LER/Millenium BCP.
Vencedor, em 2005, do Prémio Literário José Saramago.


«Com a nova literatura estamos por assim dizer num mundo da morte entre parênteses. Talvez nenhum autor comunique melhor esse sentimento que o autor de Jerusalém, Gonçalo M. Tavares. Chegou para ficar, num espaço só seu.» (Eduardo Lourenço)