quarta-feira, junho 14, 2006

Instituto das Artes - Uma curiosidade (Actividade Artística aquando do EURO 2004)

ARTE EM CAMPO
"O futebol é um dos temas mais paradoxais do mundo contemporâneo. Ele convoca o belo e o horrível simultaneamente. É uma fábrica de ilusões e uma empresa de depressões. Ninguém lhe fica indiferente. A paixão pelo futebol é uma doença bipolar. É maníaco-depressiva. Maníaca ao domingo, depressiva à segunda, quando o clube perdeu. O futebol celebra a vida, mas fá-lo a partir da organização da guerra. Ele desenvolve o sistema da guerra dois lados em contacto feroz, transforma-o num jogo que encerra os rituais da própria guerra e, muitas vezes, termina numa verdadeira guerra . Numa guerra de palavras ou mesmo física.O futebol é também um espectáculo, o mais importante espectáculo dos nossos dias. Absolutamente local, com todas as rivalidades de bairro, e absolutamente global. É um fenómeno planetário. Os seus protagonistas são mais famosos que as pop stars. São as verdadeiras pop stars."


Isto diz-nos o Instituto das Artes que criou "O Arte em Campo". Esta iniciativa nasceu de uma convocatória a artistas, comissários, programadores e instituições para reflectirem e produzirem obra(s) em torno do futebol.

Foi criado aquando do EURO 2004... e agora que estamos perante a loucura do Mundial talvez seja interessante ir lá espreitar! Afinal... o Futebol também "inspirou e inspira" o criador artístico! Apesar de já não podermos ver algumas das criações podemos encontrar a informação em: http://www.iartes.pt/arte_em_campo/estrutura.htm

Por curiosidade ou não... podem ver:
Laura vai ao Futebol
Game Design
Pré-Históric'Ball
Fora de jogo
A angústia do guarda-redes...
Intervenção para a compreensão...
Pontapé de Saída
Jogos Simultâneos
EuroTeatro 2004
Por dentro da bola
Fora de Campo
Off.Site
Art Cup
Em jogo
Lugares Comuns
Nostra Fides
Ópio
Sem título
Vento
Partida
Fintar