segunda-feira, outubro 09, 2006

Gastar Palavras (Partilha Literária)



“Pergunto, simplesmente: que tens? Encolhes os ombros, respondes: estou cansado. Insisto, estupidamente: cansado de quê? Dizes, distraído: de tudo. Pergunto, contrariada, já arrependida: de tudo, o quê? [...]; aproximas-te um pouco, olhas-me; e com uma energia inesperada, quase com entusiasmo, responde: sei lá, de tudo; desta casa e do que me custa pagá-la, do patrão, do cansaço, do choro do bebé, dos horários, deste calor, de comer batatas fritas a todas as refeições, da rotina; de ser tão novo e sentir-me tão velho, de não puder fazer o que gosto, de nem saber bem do que gosto, de não ter um verdadeiro futuro pela frente, de não ser respeitado, apreciado, louvado, amado; de me sentir uma inconsequência, uma banalidade total, de não me sentir especial, de ser apenas mais um número, mais uma estatística, alguém que nunca fará a diferença, que não acrescentará nada ao mundo; de estar aprisionado a esta vida monótona, incolor, aborrecida, sofredora, uma vida patética como a de toda a gente, e não a vida encantadora que sempre julguei merecer; de ler jornais desportivos, de beber cerveja e arrotar, de ir ao café e ficar a olhar de boca aberta para as mulheres dos outros, de ver tanta gente estúpida na televisão, de ver gente estúpida fora da televisão, de viver rodeado por gente estúpida, de me sentir parte da gente estúpida; de ter medo, de não confiar em mim, de não ser capaz de mudar, de não tentar, de não acreditar, de não fugir. Calas-te de repente, como se escutasses a pergunta que anseio e temo faze-la, a pergunta que tu adivinhas no meu silêncio: e de mim? Dizes, em voz baixa, cansada: e de ti. E acrescentas, muito mais tarde: por vezes, desejo tanto acordar com uma amnésia, esquecido de tudo, pronto para recomeçar.”

in “Gastar Palavras” de Paulo Kellerman [Deriva Editores]

Nesta partilha literária, irei falar-vos de um dos livros que li numa das últimas noites de insónia. Escolhi-o, simplesmente, porque fiquei fascinado com a sua escrita...
No livro “Gastar Palavras”, Paulo Kellerman reúne alguns pequenos contos, em que cada história surge de um pequeno gesto, de um sentimento, de um olhar, de uma palavra...

Ps- se gostaste deste excerto, podes sempre dar um salto ao blog de Paulo Kellerman, para ler mais contos...CARREGAR AQUI