quinta-feira, novembro 30, 2006

Lançamento do livro "o poema insone"


Na Sexta, dia 1 de Dezembro pelas 22.30 horas no Bar da Associação "Os Artistas" em Faro, terá lugar o lançamento do livro "o poema insone". O autor, Duarte Temtem, nasceu há 27 anos na cidade do Funchal na Ilha da Madeira, estando actualmente a finalizar o curso de Biologia Marinha na Universidade do Algarve.
O gosto pela escrita foi desenvolvido ainda em criança, sendo sempre um prazer para o autor fazer as composições escolares. No entanto, esse gosto foi-se dissipando conforme foi avançando no seu percurso escolar, surgindo novamente em meados dos anos 90, altura em que escreveu alguns poemas, principalmente influenciado pelas escolhas musicais da época. Mas foi a partir de 2004 que Duarte Temtem começou a escrever assiduamente. Inicialmente preso aos conceitos de forma e rima, mais tarde, à medida que foi conhecendo outros autores, as preocupações formais foram sendo abandonadas.
As suas principais referências literárias são José Agostinho Baptista (principalmente a obra "Agora e na Hora da Nossa Morte"), Al Berto e Herberto Hélder.
O título "o poema insone" prende-se com o facto de Duarte Temtem escrever exclusivamente durante a noite, noites essas que geralmente se arrastam até às sete horas da manhã. A poesia deste livro está impregnada de ambiguidade de sentidos, onde predominam a melancolia e soturnidade. Esta pungência define-se por recorrentes alusões à solidão, a uma dor intensa e a uma finitude que desagua incorrigivelmente na morte.

MAGNA EDITORA (Newsletter)