A instalação "Venha a nós o Vosso  Reino",
patente desde segunda-feira (dia 3 de Setembro) na Galeria Karnart, propõe, nas palavras do seu autor, Nuno Moreira, "uma reflexão sobre os ritos", convocando para tanto fotografias e objectos diversos.
 patente desde segunda-feira (dia 3 de Setembro) na Galeria Karnart, propõe, nas palavras do seu autor, Nuno Moreira, "uma reflexão sobre os ritos", convocando para tanto fotografias e objectos diversos.
"O título da exposição poderá parecer - e é, mas num bom sentido -  provocativo. Não há nela nada de ofensivo. O que mostro aponta mesmo num sentido  bastante construtivo", disse hoje o artista à Lusa.
 Na opinião de Nuno Moreira, as pessoas envolvem-se por vezes mecanicamente,  e sem reflectirem, nos ritos, qualquer que seja a sua índole, mas principalmente  os religiosos.
 Contou, a propósito, ter tido a ideia desta exposição depois de ver, numa  igreja de Lisboa, um grande número de caixas de donativos (esmolas).
 "Isto causou-se uma impressão extraordinária, negativa",  confessou.
 Além de fotografias, a instalação, patente até ao dia 21 de Setembro,  inclui objectos diversos articulados, precisou o artista, no sentido de induzir  à reflexão sobre a "ideia do rito". 
 Um desses objectos é uma caixa em acrílico em forma de urna. Para que um  rito se cumpra, pede-se ao visitante que, numa folha de papel, a colocar na  urna, formule um desejo...
 Nuno Moreira tem 25 anos e é licenciado em audiovisuais e multimédia. Tem realizado trabalhos nas áreas performativas, design e fotografia.
Recentemente, teve patente em Lisboa na Galeria Goma 386 uma exposição de  fotografia, Light Against Time, que em  Outubro será apresentada no Porto, seguindo-se outras capitais de  distrito.
 © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal,  S.A.
 Estudo sobre o RITO.
 de 3 a 21 de Setembro, das 21h às  23h
 KARNART - Criação e  Produção de Objectos Artísticos, Associação
 Rua da Escola de Medicina Veterinária,  21, 1000-127 Lisboa
 Tel. 213 152 192 | Fax. 213 152 192 |  Tm. 914 150 935
 www.karnart.orgEnviado por: Nuno Moreira