domingo, novembro 18, 2007

CIÊNCIA E ARTE – UMA MISTURA CRIATIVA

Ciência e Arte, separadamente, são campos do conhecimento onde sempre se pôde testemunhar os frutos mais surpreendentes colhidos da criatividade humana. Separadamente? Será que é mesmo assim? Nem sempre... Pesquisas atuais(1) na área da Psicologia da Criatividade têm indicado que a polimatia é uma característica importante nas pessoas bem sucedidas nas pesquisas e produções tanto artísticas, quanto científicas.

Olhemos mais de perto esta palavra pouco usual. Polimatia vem de uma composição do grego polýs, muito, + mathein, aprender. Assim, podemos compreendê-la em termos de uma pessoa com instrução e cultura extensa e variada. Segundo um dos inventores da Mecânica Quântica, o físico Max Plank, que também tocava piano, o cientista pioneiro deve ter uma [...] imaginação artisticamente criativa(2).

Os estudos em que nos baseamos têm sido realizados por Bernstein que, dentre as várias linhas de análise, sugere a observação das publicações dos membros da National Academy of Sciences (USA). Os resultados revelaram que aqueles cientistas que estariam mais envolvidos com hobbies artísticos, tinham probabilidade maior de alcançar eminência na Ciência e estavam no topo das citações.

Mas não precisamos apenas avaliar dados recentes da Psicologia para verificarmos a importância desta união. Se voltarmos o nosso olhar para a História, encontramos provas de que a polimatia rendeu bons frutos para a humanidade, a exemplo do longo e rico período renascentista.
Os maiores mestres daquele tempo de redescoberta e utilização de virtudes, aptidões, saberes e culturas antigas, ainda hoje nos enchem de orgulho. Só para relembrar dois casos exemplares de erudição ampla que nos marcaram, temos Michelangelo di Ludovico, que foi pintor, escultor, poeta e arquiteto, e Leonardo da Vinci, que com as suas habilidades polímatas destacou-se no ramo da Pintura, Arquitetura, Engenharia, Ciência, Escultura, além de também ter aprendido Ótica, Perspectiva, Música e Botânica.

Assim, agora quando pensarmos em polimatia, recordamos os grandes mestres do passado e podemos sempre tentar buscar e reinvindicar por uma pedagogia atual que tenha suas bases sustentadas na variedade dos saberes.
João Araújo é compositor e aluno do Mestrado
em Criações Literárias Contemporâneas
da Universidade de Évora, Portugal

http://www.jpoeta.blogspot.com/

(1) ROOT-BERNSTEIN, Robert and ROOT-BERNSTEIN, Michele. Artistic Scientists and Scientific Artists: The Link Between Polymathy and Creativity. In AAVV. [2004]. Creativity – From Potencial to Realization, pp. 127-151. Edited by Robert J. Sternberg, Elena L. Grigorenko and Jerone L. Singer. Washington: APA.

(2) Idem, ibidem, p. 134.