sexta-feira, novembro 30, 2007

PANDEIRO – O INSTRUMENTO QUE ACOMPANHA AS BATIDAS DO CORAÇÃO

Meu pandeiro brasileiro... Olhando a sua árvore genealógica, observo que esse pequenino instrumento, hoje um dos grandes símbolos da cultura popular brasileira, é da família dos membranófonos e referências remotas suas podem ser encontradas já nas escrituras sagradas (I Samuel, 18:6). Derivado do tambor, o pandeiro persegue o homem ao longo da sua odisséia de utilização das habilidades manuais, essa faculdade libertadora que, sob o comando do cérebro, ajudou-nos a modelar o mundo peculiar ao nosso redor. A percussão acompanha o homem, das festividades sagradas às profanas, em sinais de luto ou de júbilo, desde os povos mais antigos como os fenícios e egípcios.

Também temos o adulfe como integrante desta família, espécie de pandeiro quadrado, com membrana bilateral, geralmente adornado com fitas e sem platinelas (aquelas pequenas placas cromadas ou niqueladas de latão ou bronze que produzem o som metálico do instrumento). A partir da Idade Média, na Europa, adulfes, pandeiretas e pandeirolas difundiram-se através dos toques dos artistas ambulantes, sendo utilizados em festas folclóricas pela Itália, Espanha e Portugal, até darem entrada no ambiente da Côrte e integrarem-se às orquestras.

A migração portuguesa para o Brasil traria consigo a tradição das procissões, pastoris e, consequentemente, os primeiros registros de utilização do pandeiro em meados do século XVI, em celebrações de Corpus Christi. Assim, instala-se o pandeiro que, juntamente com as manifestações africanas, foi sendo utilizado e modificado até ganhar identidade nacional com a MPB e uma forma muito especial de execução. Hoje, o leque de ritmos que o instrumento abarca é imenso, tendo-se fixado como referência desde o samba, o choro e o frevo, até ritmos menos convencionais como o funk.

No Nordeste nasceu um dos maiores ritmistas, o paraibano Jackson do Pandeiro, que se radicou em Pernambuco e fez nome com suas levadas, toques e batuques no forró. Cada instrumentista tem os seus truques, mandingas e façanhas singulares de expressão manual, que dão o molho rítmico e contagiante necessários para a música. Pondo-se à parte a fabricação em série, igualmente especial é a forma de fabrico artesanal do instrumento: cada artesão com suas técnicas de tratar a madeira, parafusá-la, envernizá-la, além da escolha do couro de cabra para se extrair o desejável som grave veludoso. Nesta linha de manufatura meticulosa, podemos citar os nomes de Aluízio de Fortaleza, Lanka de Campina Grande e Chico Nunes do Recife.

E ao aportarmos na capital pernambucana, podemos finalizar este texto, destacando alguns pandeiristas que se dedicaram no desvendar dos segredos do pandeiro, ainda que isso nos custe a injustiça de omissão de nomes importantes. Entre vários deles, encontramos desenvoltura e destaque, por exemplo, nos percussionistas Lula do Pandeiro, Xaruto, Walmir Chagas (ator), Mamão, George, Gilberto Campello (do grupo Sa grama) e Tadeu dos Santos (da Orquestra Retratos do Nordeste). Aqui fica a nossa homenagem singela, “in memoriam”, a quatro grandes referências em nosso Estado, na arte do toque do pandeiro e para os quais este texto é dedicado: os mestres Maciel, Galego do Pandeiro, Cosme e Aluízio do Pandeiro.


João Araújo é compositor, pandeirista e aluno do Mestrado
em Criações Literárias Contemporâneas
da Universidade de Évora, Portugal
http://www.jpoeta.blogspot.com