sexta-feira, julho 13, 2007

Exposição Jovens Artistas - Alentejo

Na presença do Secretário de Estado da Cultura, foi inaugurada dia 7 de Julho, pelas 18 horas, no centro de Artes de Sines, a exposição "Jovens Artistas - Alentejo". Esta exposição reúne os trabalhos de três artistas seleccionados por um júri, de entre os quais será escolhido o vencedor do "Prémio da Direcção Regional da Cultura do Alentejo / Universidade de Évora para jovens criadores de artes visuais". Os artistas presentes na exposição são Rui Macedo, Susana Pires e João Pedro Mateus, este último, licenciado em Artes Visuais (Pintura) pela Universidade de Évora.

A exposição estará patente no Centro de Artes de Sines até 26 de Agosto. Posteriormente, pode ser visitada nas cidades de Ponte de Sôr (11 de Outubro a 4 de Novembro), Elvas (16 de Novembro a 15 de Dezembro) e Évora (21 de Dezembro 2007 a 25 de Janeiro de 2008).


Sobre o Prémio

Depois de algumas décadas de projectos esporádicos, a situação da divulgação da Arte Contemporânea no Alentejo parece encontrar-se actualmente num ponto de viragem para um trabalho mais continuado, fundado em estruturas perenes. Depois da licenciatura em Artes Visuais a Universidade de Évora lançou outros cursos de pós-graduação e instalaram-se, ou estão em vias de instalação, centros de relevante importância e dimensão em Sines, Elvas e Ponte-de-Sôr, que se espera mudarão significativamente o panorama da região, quer na oferta cultural contemporânea, quer nas condições de produção e habitabilidade de jovens criadores no Alentejo.

O Prémio criado pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo e apoiado pela Universidade de Évora pretende incorporar o seu resultado na programação desses centros, criando entre eles um programa comum de itinerâncias que se espera possa em breve passar para a Extremadura espanhola, ampliando o impacto da iniciativa junto do público, e amplificando a visibilidade do conjunto de artistas escolhido em fases relativamente embrionárias das suas carreiras.


Fonte: UEline