segunda-feira, março 13, 2006

Africa Minha (Partilha Literária)



“Quando se sobrevoam os planaltos africanos, desfruta-se de um panorama deslumbrante: extraordinárias combinações e cambiantes de luz e de cor, o arco-íris sobre a terra muito verde banhada de sol, nuvens gigantescas acasteladas e grandes tempestades selvagens e negras giram em nosso redor numa dança ou numa louca corrida. Aguaceiros violentos cortam obliquamente o ar. Não existem palavras para descrever esta experiência e, com o tempo, ter-se-ão de inventar novos vocábulos para a descrever.”

in “Africa Minha” de Karen Blixen [Relógio D’Água]


Quem me conhece, sabe que tenho, já algum tempo, um fascínio especial pelo continente africano, ainda que não saiba explicar bem o porquê... O livro “Africa Minha”, de Karen Blixen, é uma das várias obras que me aguçaram a curiosidade por Africa e os seus povos.
“Africa Minha” é mais que um livro de memórias de Karen Blixen, durante a sua estadia no continente africano, é a homenagem que uma mulher presta ao seu amor: Africa. O livro está organizado em pequenas histórias, que se lêem como contos, pela forma melancólica e apaixonante como a autora as narra. Cada história tem o mérito de revelar uma perspectiva de Africa, desconhecida à maioria dos “não-africanos”, o que faz do livro uma referência literária mundial. Este livro obtém um enorme sucesso, que seria adaptado ao cinema, com o mesmo nome, onde alcançaria também o êxito: o filme “Out of Africa” (“África Minha” na versão portuguesa) receberá 8 Óscares. Pelo que, o visionamento deste filme, deve acompanhar a leitura do livro, ou vice-versa...