domingo, setembro 03, 2006

Festa Do Cinema Francês (2006)

Inaugura hoje em Lisboa a 6ª Festa do Cinema Francês, que se prolonga até 03 de Novembro e prevê a apresentação de 29 películas.

Além de Lisboa, a mostra decorrerá no Porto, Coimbra e Faro e inclui uma homenagem na Cinemateca portuguesa à actriz Fanny Ardant, alargando-se também a Festa às FNAC do Chiado, em Lisboa, e de Almada.
Além de Costa-Gavras, também o actor José Garcia, protagonista do filme "Le Couperet", participa hoje na sessão inaugural, no Fórum Lisboa.
José Garcia estará aliás em cartaz com três filmes, no âmbito desta Festa: "Le Couperet", "Après vous" e "Boîte noire".
Outro ecrã desta festa é o canal 2:, da televisão pública, que exibirá três filmes, o primeiro dos quais, "A inglesa e o duque" de Eric Rohmer, já no próximo sábado.
O certame apresenta várias estreias cinematográficas, no auditório do Instituto Franco-Português serão exibidos oito filmes e os restantes no Fórum Lisboa.
Além de Lisboa, a Festa acontece no Porto de 13 a 16 de Outubro, em Coimbra de 17 a 20 de Outubro, contando com a presença da actriz Brigitte Rouan, e em Faro de 01 a 03 de Novembro.
Nas quatro cidades portuguesas serão apresentados os mais recentes filmes dos realizadores franceses Cédric Klapisch, Dominik Moll, François Ozon, Christian Carion, Costa-Gavras e Robert Guédiguian".
A 6ª Festa do Cinema Francês homenageia este ano as escolas de cinema, entre as quais a Superior de Teatro e Cinema portuguesa e a francesa FEMIS, de Paris.

Fonte: Agência LUSA