terça-feira, setembro 12, 2006

Uma Questão de Sexo(s)


No próximo dia 15 de Setembro, sexta - feira, às 18h, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva apresenta a nova exposição Uma Questão de Sexo(s).

Os homens e as mulheres serão tão diferentes como pensamos?

Até que ponto os genes e a cultura criam aptidões distintas nos dois sexos? O gosto artístico, a visualização em três dimensões, a facilidade de entender o discurso escrito ou a aptidão para a matemática são algumas áreas que frequentemente se associam a cada um dos géneros.

Durante os próximos 10 meses estas e outras questões serão postas à prova nesta exposição.

A participação activa dos visitantes é essencial: antes de entrarem na exposição recebem uma pulseira com um código de barras que identifica se são do sexo feminino ou masculino; a activação dos módulos da exposição é feita aproximando o código de barras de um leitor, e o desempenho do visitante na tarefa que lhe é colocada é automaticamente contabilizado em função do género.

Portugal é o quarto país onde esta exposição, produzida pelo centro de ciência belga Technopolis, é apresentada. Os resultados obtidos na Bélgica, Holanda e Dinamarca revelam algumas surpresas: de um modo geral, as mulheres prestam mais atenção aos módulos e dedicam um pouco mais de tempo à sua exploração que os homens. No entanto, as diferenças no desempenho verificadas entre os diferentes países são maiores que as registadas entre homens e mulheres, o que parece indicar que as aptidões testadas nesta exposição são mais influenciadas pela cultura que pela genética.

Uma Questão de Sexo(s) estará patente ao público até Agosto de 2007, após o que será possível avaliar quais as diferenças nas aptidões de mulheres e homens portugueses.

Uma exposição a não perder!!!