terça-feira, março 24, 2009

Transacções

Data: 13/03 a 03/05
Sala: Teatro Municipal Maria Matos
Categoria: Teatro


Sinopse

A peça retrata um conjunto de situações e peripécias à volta de um conjunto de pessoas que tentam comprar/adquirir um quadro de Pollock, o “ Lavender Mist”.
Loren, a protagonista, é uma marchand (negociadora de arte) não muito bem sucedida que vê neste quadro a possibilidade de fazer o negócio “da sua vida”. David Truscott, um milionário em processo de divórcio, pretende aliená-lo para assim não ter de o partilhar com a sua mulher. Gerry, marido de Loren, é um psiquiatra, cansado da sua profissão, que gosta de manter um certo status e qualidade de vida, vendo nas tentativas de negócio de Loren, quase todas falhadas, um passo certo para a ruína. Há mais dois casais: Kel e Mindy, que gerem um site de entregas rápidas na Internet, jovens bem sucedidos e que enriqueceram depressa e Manny e Phyllis, milionários que gostam de encher a casa com obras de arte mais por ostentação do que por gosto e sabedoria. Por fim temos Dawn Grey, uma consultora que conhece bem o mercado da arte e que trabalha para uma empresa que pretende investir em “valores seguros” para assim potenciar os seus ganhos.
As cenas desenrolam-se em dois actos, com tentativas várias para arrecadar o quadro, com avanços e recuos, especulações, chantagens e revelações bizarras sobre as características dos personagens. Ao longo da peça, e à medida que vai parecendo certa a venda do quadro a um dos vários solicitadores, vamos percebendo o fio frágil das várias relações, todas em estado ruptura, todas “a bout de souffle”, caminhando para um fim que parece inevitável. Os diálogos, são também reveladores de uma série de lugares-comuns mais ou menos abrangentes sobre a complexa teia do mercado da arte e dos seus negociadores. Dealers à procura do seu lugar ao sol.

Texto – David Williamson
Tradução – Manuel Portela
Encenação – João Reis
Assistente de Encenação – Cláudia Cheu
Cenografia – Pedro Tudela
Figurinos – Helena Carmona
Desenho de Luz – Nuno Meira