segunda-feira, fevereiro 20, 2006

A Montanha de Água Lilás (Partilha Literária)



"- Lupi-poeta, tens que contar tudo isso que se passou. Para que os lupis não se esqueçam dos seus erros.
O lupi-poeta fez então muitos poemas. Contavam a estória dos lupis e da água lilás. Também da desgraça que se abateu sobre eles e o seu destino.
Foram talvez esses poemas que chegaram ao conhecimento dos avós dos nossos avós, quando eles compreendiam a linguagem dos lupis. E nos contaram à noite, na fogueira, para transmitirmos às gerações vindouras. Aprenderão elas com esta estória?"


in "A Montanha de Água Lilás – Fábula para todas as Idades" de Pepetela [Publicações Dom Quixote]


Li este livro de Pepetela, numa noite de insónia, depois de ter assistido, dias antes, a uma peça de teatro, com o mesmo nome e adaptada fielmente do texto original, no Teatro Meridional, em Lisboa.
Em “A Montanha de Água Lilás – Fábula para todas as Idades”, o escritor angolano Pepetela conta a estória de uns seres cor laranja, os Lupis, que pensavam, falavam e trabalhavam como os homens. Mas “não são homens, porque se chamavam Lupis” . Certo dia, os lupis descobrem uma fonte de um misterioso líquido, cujo perfume é inebriante - a água lilás. E deixaram de viver em perfeita harmonia...
Este livro, não é apenas uma fábula para todas as idades, tal como o subtítulo parece indicar, é um retrato (in)temporal da sociedade humana, e da crescente desigualdade social.
E para terminar este post, repito a pergunta que Pepetela usa para acabar a sua narrativa:

"Aprenderão elas com esta estória?"