quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Primeira gravação completa de "A clemência de Tito", de Mozart, em CD

A Decca edita esta semana alguns registos históricos de Wolfgang Amadeus Mozart, nomeadamente a primeira gravação completa de "A vingança de Tito", no âmbito das comemorações dos 250 anos do nascimento do músico.

As gravações, algumas pela primeira vez em CD, apresentam nomes de cantores como Teresa Berganza, Luciano Pavarotti e Ileana Contrubas e de maestros como Herbert von Karajan, Georg Solti ou John Pritchard.

A gravação mais antiga data de 1967 e foi a primeira gravação completa de "A Clemência de Tito", estreada em 1791 na Ópera de Praga.

Teresa Berganza, Wermer Krenn e Maria Casula são as cabeças de cartaz, enquanto o maestro húngaro István Kertész dirige a orquestra e coro da Ópera Nacional austríaca.

Duas outras recuperações para digital são das óperas "Così fan tutte", gravada em 1974, e "As bodas de Fígaro", gravada em 1979.
Teresa Berganza, Pilar Lorengar, Ryland Davies e Tom Krause desempenham os principais papéis de "Così fan tutte".
George Solti dirige a Filarmónica de Londres e o Coro de Convent Garden na ópera "Così fan tutte".
O barítono finlandês Tom Krause é o protagonista de "As bodas de Fígaro", que conta ainda com os desempenhos de Anna Tomowa-Sintow, Ileana Contrubas e José van Dam.
O maestro austríaco Herbert von Karajan, falecido em 1989, dirige a Filarmónica de Viena na ópera "As bodas de Fígaro".

No âmbito deste conjunto de edições, pela primeira vez em digital, a Decca reedita também a "Idomeneo", gravada em 1988 com Luciano Pavarotti no principal papel.
Ao lado do tenor italiano estão Agnes Baltsa, Lúcia Popp, Edita Gruberova e Leo Nucci. O Coro da Ópera de Viena e a Filarmónica que nterpretam esta ópera são dirigidos por John Pritchard.
A ópera, cujo cenário é a guerra de Tróia (Antiguidade Clássica), foi composta por Mozart em Munique, em 1780, e estreou em Janeiro do ano seguinte no Residenztheater.
Fonte: Agência Lusa