quarta-feira, agosto 16, 2006

Karl Hubbuch (Karlsruhe, 1891 - 1979)


Há muito que não fazia um post deste tipo... pouco tempo ou talvez tempo mal gerido ;)
Hoje falarei um pouquinho de Karl Hubbuch. Pouco conhecido [creio] a sua obra foi tomada como indesejável pelo Regime Nazi. Foi proibido de expor os seus trabalhos e de ensinar (era professor na Escola de Belas Artes em Karlsruhe). No entanto ele e outros pintores da sua época, activistas insurgiram-se sempre contra o regime dominante. Espalharam uma visão negativista/ verdadeira da nação germânica durante a guerra focando-se nos problemas sociais, inflação, declínio da moralidade, etc., que está presente em muitas das suas criações.

Hubbuch foi um dos pintores mais incisivos da sua época e cultivou um género de pintura muito usado pelos artistas da chamada New Objectivity (Neue Sachlichkeit) nomeadamente o retrato. [A Colecção Thyssen-Bornemisza tem vários exemplos. Aqui podemos ver alguns dos seus trabalhos.]

Olhemos ao de leve o seguinte quadro - para mim sobejamente interessante ;) - (Double Portrait of Hilde II, c.1923). Podemos ver um duplo retrato incompleto [pista - falta metade do painel com mais duas representações de Hilde - em que o artista mostra a mulher em mais duas posições].

Será que podemos "ver/sentir" na primeira um desejo de 'fechamento' sobre si mesma, a necessidade de isolamento [pelo estado 'silencioso' e pensativo, pela posição, claro, mas mais...] repara como a pele é branca [faz lembrar um cadáver] repara nos olhos fechados ou "colados" num qualquer ponto do chão... que sentimento [te] transmite esta mulher que vive, respira dentro deste quadro?

Encontramos, depois, a mesma mulher. Posição vertical, diferente apresentação, curiosa colocação de mãos... altiva e, talvez, surpresa por ver algo/alguém. Nota a cor triste da parede, a luz artificial... o sentimento...

Convido-te a encontrar a outra parte do painel. Talvez origine curiosas leituras... sobre quatro leituras de uma mesma mulher, sobre quatro estações, sobre quatro humores... sobre quatro espelhos de uma mesma realidade... tu me dirás ;)

Link: http://www.karl--hubbuch.de/


[Neste dia (triste) em que mais três pessoas foram "retiradas" do Cultura... pediam-no há muito e eu tardava em aceitar mas respeito, claro]. Marta, Gonçalo e Filipe agradeço-vos o tempo, a dedicação, a partilha, a amizade e espero que continuem a visitar-nos... sempre!)