sábado, agosto 19, 2006

Sugestão Teatral - Pedras nos Bolsos

Hoje falamos de TEATRO. Mais propriamente de um projecto da Marta (uma das nossas ex-contribuidoras... parabéns pelo sucesso da peça!)



Pedras nos Bolsos
Marie Jones, autoria
Marta Mendonça, tradução e adaptação
Almeno Gonçalves, encenação
Heitor Lourenço e Alexandre Ferreira, interpretação
de 2006/07/19 até 2006/09/30
Qua a Sáb: 21h45
Informações Úteis: 214 121 797
Preço dos bilhetes: 15,00 €
Sinopse:

Dois alentejanos na casa dos trinta anos participam como figurantes num filme brasileiro a ser rodado no Alentejo. O trabalho vem criar reboliço numa aldeia sossegada e entusiasmar Zé Pedro e Carlos Costa, que aqui têm a possibilidade de ganhar 30 euros por dia, comer três refeições diárias e estar perto da «estrela» brasileira que protagoniza o filme. Após o suicídio de um rapaz da aldeia, o grupo vê-se confrontado entre a superficialidade dos ideais da indústria cinematográfica e a realidade representada por essa tragédia. Uma peça de dois actores para 15 personagens.


"A adaptação da peça "Pedras nos Bolsos" foi feita a pensar nos vários filmes estrangeiros que por cá se têm rodado, e naquele que seria o impacto dessas filmagens no dia-a-dia de uma pacata aldeia alentejana; no conflito entre gerações naquela região do país, em que os mais velhos estão resignados à sua condição social e financeira, enquanto os mais novos sonham com oportunidades de trabalho e de uma vida melhor, neste caso concreto, tentando a sua sorte através de uma vertente mais estéril e superficial do mundo cinematográfico. Aliado a isto, está o desafio de criar tudo a partir do nada, valendo-nos a excelente capacidade de interpretação de dois actores que dão vida a 15 personagens, sem recorrer a adereços, apostando em diálogos que têm tanto de divertido como de introspectivo e mordaz, estimulando a capacidade imaginativa do espectador e prestando uma homenagem simples à nossa cultura rural." - Marta Mendonça

E que tal uma ida ao Teatro Mundial? :)

Visitem, também, o cantinho especial da Marta: AQUI