quarta-feira, junho 13, 2007


A ÚLTIMA GRAVAÇÃO
um filme de Patrícia Saramago
ATÉ 25 DE JUNHO NA CASA CONVENIENTE

PROJECÇÕES DE SEGUNDA A SÁBADO, A PARTIR DAS 20H30
(antes do espectáculo "Fragmentos em letra pequena para duas vozes").

Outra vez.
Os gestos repetidos, os textos revisitados, os objectos que transitam de um espectáculo para outro, carregando consigo as marcas do tempo. Como aquele gravador antigo que já então ocupava, mudo, o seu lugar na primeira Casa Conveniente e ao qual Mónica Calle deu voz na recente “Variação sobre a Última Gravação de Krapp”.
Outra vez. A repetição inerente ao processo de ensaios, a repetição nascida da necessidade de sempre regressar a Beckett.
Quando Patrícia Saramago registou estas imagens, Calle construía “Um Dia Virá” (com Amândio Pinheiro, Ana Ribeiro e Mónica Garnel), um espectáculo estreado no CCB em Outubro de 2003, “a partir de Samuel Beckett”. Decorriam então os últimos ensaios naquela sala da Rua dos Remolares, antes da mudança da Casa Conveniente para a morada actual.
Em “A Última Gravação”, primeiro filme da sua autoria, Patrícia Saramago tece memórias de um espaço outrora habitado e hoje entregue ao silêncio. E revela vozes e movimentos que permaneceram. Como construção de um discurso – por vezes falhado, sempre recomeçado. Como pesquisa incessante. E como uma eterna sequela, à qual “Krapp” (abril/maio 2007) e agora “Fragmentos em letra pequena para duas vozes” acabam de acrescentar mais dois capítulos.

Patrícia Saramago frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema. Trabalha em cinema desde 1997, essencialmente na área de montagem. Colaborou, entre outros, com os realizadores Pedro Costa, Luís Fonseca, Rita Azevedo Gomes, Alberto Seixas Santos e Pierre-Marie Goulet.
Informações:
Alexandra Gaspar - tel: 96 3511971
---
Casa Conveniente
Direcção artística: Mónica Calle
Rua Nova do Carvalho, n.º 11
(ao Cais do Sodré)
1200-291 Lisboa
teatro.casaconveniente@gmail.com
Enviado por: Casa Conveniente