quarta-feira, junho 20, 2007

MOSTRA DE CINEMA ROMENO - COIMBRA PORTO LISBOA



Até 24 de Junho

Lisboa, Porto e Coimbra acolherão até 24 de Junho a primeira Mostra de Cinema Romeno em Portugal.

Organizada pelo Instituto Cultural Romeno de Lisboa, a mostra apresenta filmes de Longa e Curta-metragem, bem como documentários realizados por cineastas contemporâneos romenos.

Este evento pretende chamar a atenção para uma cinematografia em pleno renascimento. Após atravessar uma crise nos anos oitenta, o cinema romeno ressurgiu em 1990 com o advento de realizadores como Radu Mihaileanu, Nicolae Cranfil ou Titus Munteanu.

A tão esperada mostra tem por missão prestar homenagem à "nova vaga" de realizadores como o Cristi Puiu (realizador do premiado "A morte do senhor Lazarescu"), Corneliu Porumboiu e Catalin Mitulesco (ambos premiados em Cannes), entre outros.

Os doze filmes propostos, anteriormente premiados em vários festivais internacionais, têm em comum o facto de por intermédio da ficção ou do documentário, explorarem as mudanças da sociedade romena.

"A morte do Sr. Lazarescu", "Foi ou não foi", "Como é que passei o fim do mundo" e "Tráfego", são algumas das obras que marcarão presença nesta reunião do melhor da cinematografia romena actual.