segunda-feira, junho 25, 2007

Sugestão para uma Reflexão

Existe um estudo que vem sendo realizado pelo filósofo recifense Suzano de Aquino Guimarães, sobre a Fenomenologia do Espírito de Hegel. O interessante a destacar é que há um olhar conjunto com a poesia de Carlos Drummond de Andrade. Especificamente, pode-se ler um pouco sobre esta interessante pesquisa, na REVISTA ELETRÔNICA DE ESTUDOS HEGELIANOS (Revista Semestral da Sociedade Hegel Brasileira - SHB). O ensaio em destaque é o do Ano 2º - N.º 03 Dezembro de 2005 e o link de acesso é:
Como ilustração para esta página de cultura múltipla, transcreve-se um trecho do poema utilizado no ensaio de Suzano de Aquino. É o poema Nascer de Novo do livro A Paixão Medida do Mestre Drummond:
Nascer de Novo
- Carlos Drummond de Andrade -

Nascer: findou o sono das entranhas.
Surge o concreto,
a dor de formas repartidas.
Tão doce era viver
sem alma, no regaço
do cofre maternal, sombrio e cálido.
Agora,
na revelação frontal do dia,
a consciência do limite,
o nervo exposto dos problemas.

Sondamos, inquirimos
sem resposta:
Nada se ajusta, deste lado,
à placidez do outro?
É tudo guerra, dúvida
no exílio?
O incerto e suas lajes
criptográficas?
Viver é torturar-se, consumir-se
à míngua de qualquer razão de vida?

Eis que um segundo nascimento,
não adivinhado, sem anúncio,
resgata o sofrimento do primeiro,
E o tempo se redoura.
Amor, este o seu nome.
Amor, a descoberta
de sentido no absurdo de existir.
O real veste nova realidade,
a linguagem encontra seu motivo
até mesmo nos lances de silêncio.

A explicação rompe das nuvens,
das águas, das mais vagas circunstâncias:
Não sou eu, sou o Outro
que em mim procurava seu destino.
Em outro alguém estou nascendo.
A minha festa,
o meu nascer poreja a cada instante
em cada gesto meu que se reduz
a ser retrato,
espelho,
semelhança
De gesto alheio aberto em rosa.