quarta-feira, maio 16, 2007

Entrevista ao escritor Pedro Lopes.

Entrevista ao escritor Pedro Lopes.

(Clicar nas fotos para aumentarem)

J.F. O "Um Amor Perfeito numa Vida Imperfeita" é o teu primeiro livro?

P.L. Não, é o meu 4 livro mas o primeiro no género de Romance.


J.F. Tens mais projectos na gaveta à espera de serem libertados para o mundo editorial? Prosa? Poesia de novo?

P.L. Sim, tenho um novo livro de poesia intitulado “Passione” e espero edita-lo um pouco antes do natal

J.F. O que consideras mais complicado? Escrever poesia ou prosa? Porquê?

P.L. Eu escrevo em ambas as vertentes quer prosa e prosa poética como também poesia. Considero que escrever em prosa é muito mais complicado, sobretudo quando escrevemos uma história com várias personagens que temos de interligar entre si.


J.F. Qual a sensação de ver um livro com o teu nome, publicado?

P.L. A sensação é em muito semelhante ao nascimento de um filho. É algo tão esperado que se torna uma sensação indescritível.

Mesmo que o façamos várias vezes será sempre como a primeira vez… outra sensação magnifica é ir a uma livraria e por acaso descobrires o teu livro como já me aconteceu, é muito bom…

J.F. Em termos literários, acreditas na inspiração?

P.L. Sim acredito. É algo que nos acompanha, uns dias mais que outros, que vai mas sempre volta…

É ela que nos faz escrever, que nos motiva que nos faz chegar mais além…

J.F. Qual é a tua profissão?

P.L. Operário Fabril

J.F. Quanto tempo dedicas à escrita ou é um processo totalmente livre?

P.L. É um processo totalmente livre. Por vezes dedico quase todo tempo livre que tenho, por outras não dedico tempo algum…

J.F. O teu livro é uma edição de autor, correcto? Como foi o processo? Foi moroso?

P.L. Tenho alguns livros de edição de autor… Mas este ultimo romance “Um Amor Perfeito” numa Vida Imperfeita” foi uma aposta de uma editora que aposta em jovens autores.

J.F. Quando começaste a escrever? Alguma razão em particular?

P.L. Comecei a escrever desde que me conheço por gente, é algo que está profundamente ligado ao meu ser, ao meu interior, ao meu sentir…

J.F. Escolhe um poema de um dos teus livros.

P.L. Amar…

Amar é chorar como quem ri

É tremer de frio e sentir calor

É perder sangue sem dor

É estar triste quando sorri.

Amar é acordar sem ter dormido

É sentir o coração nas mãos

É suar sem se mexer, é gemido

É intenso querer fazer Amor contigo.

Amar é andar mesmo sem pernas

É ser odiado e gostar de ti

É perder a cabeça e não apenas

É teu perfume no ar, eu senti.

Amar é sem reino ser Rei

É lutar sem espada

É ser humilhado e dizer Amei

Amar multiplicação de sentir centrado em ti…

Pedro Lopes – Reminiscência de Infinito Sentir – Edições Ecopy

-------------------------------------------------
Obras de Pedro Lopes:

Reminiscência de Infinito Sentir - Edições Ecopy (Poesia)
Plenitude de Sentir - Editorial Minerva (Poesia)
Um Amor Perfeito Numa Vida Imperfeita - CorposEditora (Romance)
Postumus' Est - Edições Ecopy (Poesia)