terça-feira, maio 29, 2007

Poetas e filmes portugueses - festival em Pisa

A obra de seis poetas portugueses será lida e analisada no quadro do Festival Poética Atlântica 2007 dedicado à poesia portuguesa contemporânea e que decorre em Pisa, Itália, até ao dia 02 de Junho. A par da divulgação da obra dos seis poetas - Pedro Tamen, Casimiro de Brito, Gastão Cruz, José Tolentino de Mendonça, Catarina Nunes de Almeida e Laura Moniz - serão exibidos filmes de ficção («Os verdes anos», de Paulo Rocha, e «Uma abelha na chuva», de Fernando Lopes) e documentários de João César Monteiro sobre Sophia de Mello Breyner Andresen, de Miguel Gonçalves Mendes sobre Mário Cesariny e de João Roque sobre Luiza Neto Jorge.
Catarina Nunes de Almeida é uma jovem poetisa distinguida em 2006 com o Prémio Daniel Faria 2006 com o original «Prefloração», entretanto publicado pela editora Quasi.
Laura Moniz, natural da Madeira, reside em Trieste e, entre outras actividades, tem traduzido poesia portuguesa para italiano.
Os restantes quatro autores são nomes firmados na escrita poética portuguesa, com trabalhos traduzidos no estrangeiro, e nomeadamente em Itália. Em declarações à Lusa, Casimiro de Brito informou que o organizador do festival, o italiano Manuele Mansini, esteve para o realizar em Portugal, o que não aconteceu devido a «dificuldades logísticas». Brito enalteceu o trabalho desenvolvido por Mansini, um jovem intelectual interessado no estudo e divulgação da cultura portuguesa e, em particular, da poesia. O festival propõe-se «difundir a pluralidade da palavra poética, através de leituras públicas, projecção de documentários sobre poesia, o confronto e o encontro com poetas, ficcionistas, críticos, filósofos, leitores de várias culturas e línguas diferentes». A edição de poesia estará em foco dia 01, num fórum que reunirá autores italianos como Giancarlo Pontiggia, Michelangelo Camilliti e Alessandro Agostinelli e os portugueses Casimiro de Brito e Gastão Cruz. No dia 02, o português José Tolentino Mendonça e o galego Miguel Anxo Fernan-Vello participarão num debate com Mansini sobre a crítica literária em Portugal. De acordo com a organização, apoiam a iniciativa entidades italianas e portuguesas, estando entre estas o ministério da Cultura português, o Instituto Camões, a Fundação Gulbenkian e embaixada portuguesa em Itália.

Fonte: Diário Digital / Lusa